Com o lema “Tradição encontra Inovação”, a Voith Turbo esteve em Bruxelas destacando o seu modelo de transmissão automática DIWA NXT, que também pode ser equipada com Mild Hybrid, além dos mais recentes desenvolvimentos de seu conceito inovador de tração elétrica VEDS, com grande aceitação no segmento de ônibus.
A fabricante informou que sua tecnologia de transmissão equipa quase 400 mil ônibus urbanos e intermunicipais em todo o mundo e que ela possibilita aos profissionais do transporte e passageiros uma condução confortável e segura, além do menor consumo de combustível, o reduzido custo de manutenção e, consequentemente, as emissões mais baixas.
A transmissão DIWA foi apresentada em 1953 (salão IAA), na cidade alemã de Frankfurt. Mas, você sabe o que significa o termo utilizado pela Voith para identificar sua tecnologia? Segundo a marca, a elevada eficiência e a relação custo-benefício associada do sistema de transmissão basearam-se no princípio de funcionamento da sua transmissão. E, o conversor de torque diferencial (Differenzialwandler, em alemão), dá nome à DIWA, que divide a potência do motor em modos hidráulico e mecânico.
Em linhas gerais, ela fornece, automaticamente, a relação de transmissão ideal para cada situação de condução, fazendo com que o motor funcione sempre numa faixa de consumo de combustível favorável. O diretor da divisão de Mobilidade da Voith Turbo para América do Sul, Rogério Pires, disse que, a o longo dos anos, a Voith aprimorou continuamente o seu conceito DIWA, adaptando-a às novas exigências do mercado e implementando tecnologias inovadoras. “A cada nova geração, o consumo de combustível foi reduzido e melhorias foram feitas para suportar uma potência de motor cada vez maior. Hoje, os programas inteligentes de mudança de marcha fazem parte do escopo de fornecimento assim como o gerenciamento de arranque e integração à tecnologia start-stop, fazendo que a Voith se estabelecesse como um dos principais fabricantes de transmissões para o segmento de ônibus”, ressaltou.
A Voith salienta que, sua mais recente geração de transmissão automática, a DIWA NXT tem o poder de promover uma economia consumo de combustível de até 16 %, graças à sua tecnologia inovadora. E, agora, ela pode incorporar o sistema Mild Hybrid de 48V, que cumpre o papel de regenerar a energia gerada pela frenagem do veículo, para fornecê-la às mais diversas funções auxiliares e até mesmo para a propulsão do ônibus. Esse recurso está disponível para os veículos (rodoviários ou urbanos) com motores de combustão interna, aumentando a eficiência energética na operação. “Trata-se de uma solução intermediária e viável para os ônibus com os tradicionais motores de combustão neste momento de transição energética. Isso possibilita muitos ganhos”, observou Pires.
Quanto a tração elétrica, a Voith expôs no salão belga o seu sistema VEDS, reconhecido por ela como um dos conceitos mais eficientes para o setor de veículos comerciais. A marca salienta que, desde a sua introdução em 2021, cada vez mais montadoras de veículos e frotistas tem confirmado que os veículos equipados com VEDS têm conseguido atingir uma excelente autonomia de quilometragem, mesmo com uma quantidade reduzida de baterias. Isso representa redução de custos e maior capacidade de transporte.
Em relação a potência, na versão HD (Heavy Duty), o VEDS oferece 310 kW constante e 410 kW no pico.
A marca também apresentou, durante a exposição, outro desenvolvimento importante, que é a Future Inverter Platform (FIP) para o sistema de acionamento VEDS, com um novo inversor que foi projetado especificamente para atender aos requisitos do segmento de veículos comerciais e que será integrado nas futuras gerações do VEDS.
Na Busworld 2023, veículos de diversas montadoras e com variadas tecnologias energéticas foram expostos, equipados com a transmissão Diwa NXT ou VEDS, mostrando que a Voith pode apoiar o mercado de ônibus para uma transição energética sustentável.
Imagens – Divulgação
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