Miniônibus elétrico em Curitiba

A cidade de Curitiba recebeu o Volare Access-e, miniônibus com motorização 100% elétrica, sem emissão de poluentes. O veículo atenderá, durante um mês, a linha Circular-Centro

A parceria entre a Volare, unidade de negócios da Marcopolo, e a BYD, referência mundial em tecnologia de motorização elétrica, forneceu para a cidade de Curitiba o Volare Access-e, miniônibus com motorização 100% elétrica, sem emissão de poluentes. O veículo atenderá, durante um mês, a linha Circular-Centro e é a primeiro unidade desenvolvida no Brasil com esta configuração, com piso baixo, motor traseiro e suspensão pneumática.

Ele possui 9.150 mm de comprimento, 3.380 mm de altura e 2.430 mm de largura, com piso baixo, tração traseira e capacidade para 37 passageiros (22 sentados e 15 em pé). O powertrain é da BYD, com dois motores de 90 kW de potência e 450 Nm de torque máximo e autonomia de 250 km. Para tornar mais eficiente a utilização da energia, o novo veículo conta ainda com sistema de  regeneração da energia da frenagem. “Veículos 100% elétricos no transporte público são uma alternativa sustentável e eficiente, já utilizada em outras cidades do País, e que a cada dia se mostra mais eficiente e econômica”, comentou João Paulo Ledur, diretor do Negócio Volare.  

Imagem – Daniel Castellano

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *