Em recente licitação realizada pelo Governo Federal para o programa Caminho da Escola, a Volkswagen Caminhões e Ônibus, garante, mais uma vez, participação, agora com o maior lote conquistado por ela desde a criação dessa iniciativa governamental. Ao todo, serão 5.600 unidades dos modelos ORE 1 e Onurea, com as unidades podendo ser encomendadas e entregues até o fim de 2024.
De acordo com a fabricante, esse novo lote irá ampliar a frota de transporte escolar no Brasil para garantir acesso à educação para crianças e adolescentes de todo o país. Neste ano, a VWCO celebra 15 anos desde suas primeiras unidades entregues para a iniciativa, com um volume que ultrapassou as 27 mil unidades e que transportam cerca de 27 milhões de estudantes nos lugares mais remotos do Brasil.
Esses veículos estão distribuídos por mais de cinco mil municípios, o que significa que quase todas as cidades brasileiras contam com pelo menos um Volksbus do Caminho da Escola. Com o resultado, a empresa segue líder absoluta no fornecimento de veículos para o programa e se consolida também como o maior produtor de ônibus escolares do hemisfério sul.
Os novos ônibus estarão configurados em duas versões – quatro mil veículos (ORE-1, ônibus rural escolar com comprimento máximo de sete metros), construída com base no chassi Volksbus 8.180E; e mais 1.600 unidades do Onurea (ônibus urbano escolar acessível), com o chassi 8.180. Ambos os modelos são novidades da linha de ônibus Volkswagen e estão equipados com motor ISF 3.8L de quatro cilindros e com transmissão manual com seis marchas. As carroçarias terão ar-condicionado, poderão transportar até 29 estudantes e oferecerão duas opções de acessibilidade, sendo plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).
Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, afirmou que, para a empresa, como líder no fornecimento de ônibus escolares, este é um negócio de grande relevância especialmente por permitir cumprir o propósito de oferecer soluções de transporte sustentável para todos. “É uma grande honra saber que estamos contribuindo para o acesso de estudantes brasileiros à educação, com uma frota que agora vai superar a marca de 30 mil unidades Volkswagen nesse importante programa”, disse o executivo.
Imagem – Divulgação
0 comentários