Dois segmentos de ônibus foram ressaltados pela Volvo Buses durante a maior feira de veículos comerciais do mundo. Além da consagrada linha de veículos para a eletromobilidade, o transporte rodoviário também recebeu atenção por parte dessa marca reconhecida mundialmente pelo conceito da sustentabilidade e da segurança.
Desenvolvido para o transporte coletivo urbano, o modelo 7900 híbrido elétrico exposto na mostra alemã IAA esteve conectado à uma estação de recarga elétrica rápida OppCharge. A montadora sueca já comercializou mais de quatro mil ônibus com tração híbrida ou 100% elétrica pelo mundo.
Para o setor de ônibus rodoviários, em linhas regulares ou serviços turísticos, a marca apresentou dois novos modelos, o luxuoso 9900 e o versátil 9700, ambos com linhas externas dotadas de um design arrojado, laterais lisas e cantos arredondados para oferecer baixa resistência aerodinâmica. A nova linha de janelas laterais em formato de “Z” combinado com o corredor inclinado do Volvo 9900 marca uma linguagem de projeto totalmente nova para ônibus rodoviários.
Segundo a Volvo, para proporcionar aos passageiros uma experiência de viagem de alta qualidade, ela investiu fortemente em soluções de aprimoramento de conforto, tais como poltronas com projeto ergonômico e um interior com bom isolamento e baixo nível de ruído. O sistema de climatização passou por um desenvolvimento significativo para garantir uma temperatura uniforme e agradável dentro do ônibus independentemente das condições no exterior.
E o ambiente integrado do motorista, com a nova direção e painel de instrumentos, proporciona ao condutor as pré-condições certas para trabalhar eficientemente e sem interrupções. A direção foi facilitada graças ao baixo centro de gravidade do veículo, que garante excelente estabilidade e capacidade de manobra – propriedades que ficam ainda melhores com o Volvo Dynamic Steering.
A montadora destacou que, tanto o Volvo 9700 quanto o Volvo 9900, apresentam um abrangente conjunto de soluções em segurança ativa e passiva. Entre as novas características estão um sistema de impacto frontal mais robusto (Front Impact Protection – FIP) e um sistema de alerta do motorista que monitora os movimentos do veículo e emite um alerta se o motorista parecer cansado ou não estar se concentrando na estrada.
A baixa resistência aerodinâmica do ônibus e seu peso menor possibilitam a redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2 de até 4%. E com o opcional sistema de Rebaixamento Dinâmico de Chassis (Dynamic Chassis Lowering) e o Volvo I-See, recurso instalado na caixa automatizada I-Shift, que otimiza as trocas de marcha com base na topografia, o potencial de ganhos aumenta ainda mais.
O modelo 990 recebeu o Prêmio Ônibus Sustentável 2019, concedido por um júri formado por representantes de revistas especializadas em ônibus da Europa. A premiação levou em consideração o desempenho ambiental além de outros aspectos em sustentabilidade, como segurança, conforto, nível de ruído, reciclabilidade de peças e o desempenho ambiental geral do fabricante.
Imagens – Revista AutoBus
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