Marcopolo quer ampliar sua participação no México

Fabricante brasileira de carroçarias para ônibus reforça sua estratégia externa na área comercial

A Expo Foro 2024, exposição mexicana voltada para o transporte comercial sobre pneus, foi pano de fundo para a fabricante brasileira, Marcopolo, e seu anúncio da fabricação local dos veículos Torino elétrico e Paradiso G8, nas versões Paradiso 1200 e Paradiso 1350. Outro destaque foi a apresentação do modelo Boxer, ônibus com design exclusivo para o mercado local.

Ao todo, estiveram expostos, no estande da marca, dois modelos rodoviários da Geração 8, – o Paradiso G8 1800 DD e Paradiso G8 1350, este último será fabricado no México –, e dois modelos urbanos, um Torino 100% elétrico, primeiro modelo elétrico produzido pela Marcopolo no país e a nova geração do Boxer. Outras unidades ficaram expostas em estandes da Daimler, o rodoviário Paradiso G8 1200, um urbano Torino convencional, com tecnologia BlueTec Euro VI e um urbano Boxer, com novo design e o primeiro com tecnologia Mercedes-Benz Evolution/Euro VI. Já no estande da Scania, foram mostrados um Paradiso 1600 G8 e um Torino com motor traseiro. E, no estande da Volkswagen/MAN, um Torino Low Entry e um micro-ônibus Senior.

A gama Boxer foi renovada

A Marcopolo México celebra seus 25 anos de atuação local. A unidade de Garcia, localizada na cidade de Monterrey, no estado de Nuevo Leon, aplica tecnologia de ponta para a fabricação e montagem de carrocerias, com ergonomia, eficiência e produtividade, além de possuir o maior portfólio de produtos do mercado, desde um micro-ônibus até o rodoviário Double Decker. São, cerca, de 37 mil unidades produzidas ao longo desse tempo. “Os 25 anos da Marcopolo no México é resultado de muito esforço, dedicação e empenho de todos os nossos colaboradores, aliados à confiança dos nossos clientes e parceiros, pois sem eles não teríamos alcançado esta marca”, disse Lucas Brancher Gabardo, gestor-geral da Marcopolo México.

Dentre os veículos expostos, o modelo Boxer chega à sua quarta geração e é um dos modelos de maior sucesso no país. Ele tem nova versão com mudanças de design e estrutural, com linhas limpas e dinâmicas, consolidando a sua liderança ao introduzir um visual mais atraente e facilidade de manutenção. “Um dos pontos mais importantes do Boxer Geração 4 é o novo conceito de projeto, com estrutura mais leve e resistente, com novas ligas especiais de aço desenvolvidas por fornecedores locais. Essa evolução garante menor peso total do veículo e proporciona ganhos de eficiência, redução de consumo de combustível e emissões. Já são mais de 400 pedidos feitos dessa nova versão”, ressaltou Gabardo.

Durante a mostra, foi anunciado o início da produção dos modelos de ônibus rodoviários da Geração 8 em território mexicano. Dessa maneira, a unidade está habilitada para fabricação dos mais modernos veículos da marca. Essa gama é comercializada no México desde 2022, sendo importada do Brasil em sistema PKD, com a montagem final da carroçaria no chassi realizada localmente.

De acordo com a Marcopolo, sua Geração 8 representa um avanço em inovação, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia para passageiros e motoristas, sendo que as diversas versões de sues ônibus da linha rodoviária foram desenvolvidas para os modelos de chassis das principais montadoras presentes no mercado mexicano. “A família G8 já é um sucesso de vendas e ultrapassa a marca de 3 mil unidades vendidas, em dois anos e meio de existência. O conforto, segurança e o baixo custo de manutenção estão entre os diferenciais dos ônibus para o mercado rodoviário”, salientou Gabardo.

O executivo, também, lembrou que a Marcopolo cria soluções de transporte inovadoras para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. “A Geração 8 traz um conceito que torna os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes, rentáveis e capazes de transformar positivamente a experiência de viagem”, finalizou.

Veja, abaixo, mais algumas imagens dos ônibus Marcopolo expostos no salão mexicano

Imagens – Divulgação

2 Comentários

  1. Bom dia amigo!
    A cada postagem ou ediçao a tua capacidade fica mais forte e evidenciada. Parabens!
    Todavia escrevo que a cada post da Marcopolo Mexicana, comparo com a minha experiencia com o Marcopolo Brasileiro.
    Me foge a compreensao como que o mesmo produto pode apresentar diferenças de acabamento, ergonomia e facilidades ao passageiro. Claro, as normas brasileiras permitem isso e aquilo. Mas, o onibus Marcopolo Mexicano é superior ao Marcopolo Brasileiro sem duvidas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *