A telemetria como aliada a boa operação

Com o Fleetbus, todos os operadores dispõem de recursos para monitorar suas respectivas frotas de ônibus com maior eficiência

O empresário do ramo de transporte de passageiros sobre pneus não precisa ficar controlando sua operação na ponta do lápis. Hoje, vivemos tempos de modernidade, onde a tecnologia causa um impacto muito positivo no cotidiano operacional, trazendo resultados que conferem desempenho em todos os serviços.

Para a Mercedes-Benz, essa realidade já vem de alguns anos ao disponibilizar no mercado uma ferramenta 4.0 que permite a ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo assim o risco de paradas não programadas. A fabricante destaca que, dentre seus grandes diferenciais incluem-se o monitoramento e a disponibilização de informações em tempo real.

Dessa maneira, estamos falando do FleetBus, inovador sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota, disponível para todo o portfólio de ônibus urbanos e rodoviários da marca, incluindo o elétrico eO500U.

De acordo com Vlademir Pierami, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz, no contexto de serviços inovadores da marca, o FleetBus é uma solução exclusiva de telemetria e conectividade da Mercedes-Benz no Brasil para gestão de frota das empresas de ônibus, já utilizado de forma piloto e aprovado por empresas do segmento. “Esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO”, explicou.

Vlademir Pierami

A Mercedes-Benz salienta que seu recurso tecnológico foi criado e desenvolvido juntamente com empresas de grande experiência no mercado brasileiro e, também, latino-americano, norte-americano e europeu. O portal de acesso foi desenvolvido pela Clever Devices, que tem grande experiência em ITS (conjunto de softwares e tecnologias integradas que permitem o gerenciamento do transporte público) e telemetria.

Segundo a montadora, o FleetBus foi idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, estando disponível para todos os segmentos de ônibus do mercado, envolvendo modelos Euro VI e veículos produzidos desde 2012 (Euro V). Na preparação dos ônibus é necessária a instalação de um kit de conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas, que poderá ser adquirido na Rede de Concessionários da marca. “Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos ônibus. E o FleetBus atende essa demanda, sendo uma tecnologia robusta e eficiente, com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, disponível para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias. Essa ferramenta inovadora foi desenvolvida no Brasil, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor. Trabalhamos neste serviço 4.0 pensando em todos que estão envolvidos no ecossistema do transporte responsável, seguindo, aliás, os pilares ESG da nossa Empresa”, afirmou Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Imagens – Divulgação

2 Comentários

  1. Legal, mas ainda falta muito para se igualar ao da Scania!

    Responder
    • Antonio Ferro

      Pode ser, mas ela precisa vender mais ônibus ou melhor, saber vender.
      Abc

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *