O transporte sem emissões poluentes

Uma nova política pública traz obrigações para a indústria em termos de eficiência energética, emissões e segurança

A ANFAVEA, entidade que congrega as fabricantes brasileiras de veículos automotores, anunciou, recentemente, que o Programa MOVER – Mobilidade Verde e Inovação -, lançado pelo Governo Federal, por intermédio da Medida Provisória 1.205, no final de 2023, acaba de ser aprovado pelo Congresso Nacional e passa a ter valor de lei, com vigência de cinco anos.

O MOVER tem o objetivo de orientar os passos de todas as empresas ligadas à cadeia industrial automotiva, entre os quais a indução aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o estímulo às tecnologias com foco ambiental e a valorização da matriz energética brasileira de baixo carbono.

Tal programa inova ao trazer conceitos ambientais como o “poço à roda” no cálculo de emissões, e não o convencional “tanque à roda”, medindo as emissões, não apenas pelo escapamento, mas sim levando-se em conta a pegada de carbono gerada na produção e disponibilização do combustível/energia que antecede a produção do veículo. “Trata-se uma política industrial moderna e inteligente, que garante liberdade ao consumidor final. Ele é quem vai escolher qual tecnologia de propulsão limpa será mais adequada às suas necessidades”, avaliou Marcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA.

Este espaço celebra a colocação em prática de uma política pública que incentiva a adoção de várias tecnologias de propulsão dentro da cadeia do transporte, principalmente, o coletivo, como forma de incentivar a operação de veículos que contemplem os diversos tipos de biocombustíveis e trações que têm o potencial de contribuir com as metas estabelecidas pelo programa federal.

Imagem – Revista AutoBus

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *