Como a Reservamos SaaS consegue uma migração de comercio eletrônico bem-sucedida para os seus parceiros

O objetivo da Reservamos SaaS, como parceiro tecnológico, não é apenas ajudar as empresas a vender mais. Mas também elevar todas as posições dentro da empresa rdoviária, para que adquiram mais capacidades, habilidades e conhecimentos sobre seus canais digitais

Espaço Reservamos

As plataformas de comercio eletrônico não só facilitam a venda de passagens, mas também melhoram a experiência do passageiro, otimizam as operações internas e abrem novas oportunidades de posicionamento e crescimento para as empresas do setor de transporte de passageiros.

Uma das principais vantagens, para as empresas que decidem migrar sua tecnologia, é deixar esse trabalho operacional nas mãos de um parceiro com a experiência necessária. Isso permite que elas concentrem seus esforços em suas metas de crescimento e não desperdicem tempo e recursos em processos que não fazem parte de seu negócio principal.

Daí a importância de escolher um parceiro tecnológico como a Reservamos SaaS, que acompanha as empresas desde a definição do projeto até a implementação da tecnologia para o comércio eletrônico ou aplicativo. As empresas que escolheram essa opção registraram um impacto positivo nas principais métricas de crescimento, como aumento de vendas e transações mais seguras, redução de custos operacionais, melhor gerenciamento de estoque e otimização de recursos.

Mas no que as empresas rodoviárias devem se concentrar ao tomar uma decisão? Aqui estão três pontos relevantes, de acordo com José Luis Landaeta, diretor de sucesso do cliente da Reservamos SaaS:

  1. Avalie a experiência do provedor de tecnologia em vários mercados e países.

Onde o provedor está localizado, em quais países ele está presente e se expandiu internacionalmente? Um provedor de tecnologia com expansão internacional adquire experiência para entender e resolver os desafios que surgem em cada país, podendo adaptar as ferramentas, a tecnologia e o conhecimento a cada empresa e mercado.

  1. Avalie quantos lançamentos teve nos últimos 6 meses.

Isso ajudará a entender se o fornecedor oferece produtos ou soluções que mantêm um alto ritmo de inovação e atualização, em linha com os avanços tecnológicos e de acordo com o que os usuários e as tendências exigem.

III.    Conheça os relacionamentos que têm com as principais empresas do setor.

Avalie os relacionamentos que o provedor de tecnologia tem e as oportunidades de vínculo que uma aliança traria. Por exemplo, os aliados e potenciais aliados da Reservamos SaaS valorizam muito a formação de uma comunidade internacional, que promove o intercâmbio de conhecimentos entre empresas líderes na Colômbia, Peru, Brasil, Chile e México, bem como o Conselho de Assessores que nos apoia e oferece grande experiência em setores como turismo, tecnologia e negócios.

Nós nos dedicamos ao crescimento de cada um dos canais de vendas diretas on-line das empresas rodoviárias, tanto de seu comércio eletrônico quanto de seus aplicativos. As empresas rodoviárias da América Latina estão apostando no crescimento do canal on-line, mas descobrimos que, sem a tecnologia certa, elas correm o risco de diminuir sua competitividade e não atingir suas metas de negócios. Por isso, nos concentramos na criação de um ecossistema tecnológico que complementa cada empresa para impulsionar as vendas de passagens on-line e aumentar sua presença no mercado diante da concorrência e de novos modelos de negócios. – José Luis Landaeta, Diretor de Sucesso do Cliente da Reservamos SaaS.

Se estiver pensando em atualizar ou otimizar sua plataforma de comércio eletrônico com um novo provedor, como a Reservamos SaaS, neste artigo compartilharemos com você alguns dos processos gerais pelos quais passamos com nossos parceiros. Se você deseja migrar de uma marca branca ou se desenvolveu seu próprio comércio eletrônico internamente, nós o orientamos sobre como preparar suas equipes operacionais para esse importante projeto para sua empresa e evoluir digitalmente por meio de seus canais diretos de vendas on-line.

1.Envolva os líderes de equipe desde o início sobre a migração da plataforma.

É importante que, antes da contratação da plataforma de comércio eletrônico, ou seja, durante o processo de avaliação da plataforma, as equipes técnica, jurídica, de marketing, comercial, financeira e de suporte ao cliente da empresa rodoviária participem ativamente de sessões e demonstrações da nova plataforma. Isso, com o objetivo de conhecer os processos atuais da empresa rodoviária e, assim, definir os pontos mais relevantes para cada área.

Com a tecnologia e o ecossistema da Reservamos SaaS, ajudamos as marcas a melhorar suas operações, dando o primeiro passo para sua evolução digital. Por isso, é importante conhecermos os objetivos que cada área tem e qual é a solução ou o módulo certo para alcançá-los. Nessa etapa, compartilhamos os estágios de implementação, para que cada líder possa antecipar os requisitos que serão solicitados, de modo que a entrega final de seu novo comércio eletrônico seja a mais adequada e de acordo com suas necessidades.

  1. Alinhar as equipes internas da empresa rodoviária com as novas mudanças.

As empresas rodoviárias que escolhem a Reservamos SaaS como seu fornecedor de tecnologia seguem um cronograma que dá direção ao projeto e coordenação às equipes. Dessa forma, é possível conhecer as pessoas envolvidas na implementação e acompanhar cada passo em conjunto.

A estrutura tecnológica da Reservamos SaaS é composta por Gerentes de Produto, que são responsáveis pela interação com cada parceiro, pelo acompanhamento da parte técnica (solicitações de serviços web, CMS, logotipos). Enquanto isso, o líder técnico estuda a documentação adicionada e gera a melhor estratégia para uma integração eficiente.

Uma etapa fundamental é a apresentação dos equipamentos, tanto do fornecedor de tecnologia quanto da empresa de ônibus. Da empresa rodoviária, é importante conhecer um membro da equipe técnica, a equipe de marketing, a equipe comercial e o líder do projeto. Este último é relevante para ajudar com questões-chave ou solicitações de informações que possam ser necessárias durante a integração da tecnologia.

A parte mais importante de uma integração é a apresentação das equipes e dos objetivos do projeto. Cada parte interessada deve saber com quem se comunicará e que tipo de informação cada pessoa solicitará. Assim como o monitoramento contínuo da integração, por meio de reuniões regulares. – José Luis Landaeta, Diretor de Sucesso do Cliente da Reservamos SaaS.

  1. Definir o papel da equipe técnica da empresa rodoviária com um novo provedor de comércio eletrônico.

Além de ajudar a aumentar o desempenho dos canais de venda direta on-line, a um custo menor, as soluções da Reservamos SaaS proporcionam maior capacidade operacional e analítica às equipes técnicas das empresas rodoviárias. Essa capacidade operacional se traduz em agilidade na inovação, detecção de oportunidades e ajustes de estratégia em tempo real, o que gera um impacto positivo e maiores receitas.

Veja a seguir os principais motivos para ter uma equipe técnica ágil, eficiente e focada na detecção de oportunidades, com o auxílio da tecnologia:

  1. Para ter canais de vendas diretas on-line de ponta, é necessário que seus sistemas internos estejam em constante evolução.

Por exemplo, se uma empresa quiser implementar alterações e cancelamentos de passagens no site, só poderá fazer isso se tiver o desenvolvimento em seus sistemas internos. Ao retomar o controle operacional de seus negócios, com a ajuda de um parceiro de tecnologia, as equipes internas tornam-se mais relevantes, pois podem desenvolver seus sistemas em conjunto com seu provedor de tecnologia.

  1. A automação de processos permite que as equipes otimizem suas operações para se concentrarem na análise e na detecção de oportunidades de crescimento.

Por exemplo, durante a alta temporada, as equipes internas podem alocar novas execuções para atender à demanda em questão de minutos. A capacidade tecnológica que adquirem permite que tomem essas iniciativas de forma mais ágil, aumentando assim as vendas da empresa. Com a Reservamos SaaS, a equipe técnica, longe de perder importância, ganha relevância ao detectar oportunidades mais rapidamente, adaptando sua oferta e, portanto, aumentando o impacto de suas estratégias digitais, de mãos dadas com a tecnologia especializada.

III.    Assumir riscos calculados que se traduzam em maiores lucros e receitas para a empresa.

Por exemplo, a criação de estratégias de preços dinâmicos, com a ajuda de um sistema de gerenciamento de receita adequado, é um processo que pode levar apenas algumas horas; enquanto o ajuste dessa mesma estratégia, de acordo com o comportamento do mercado em tempo real e a demanda dos usuários, pode ser feito em questão de minutos e sem arriscar a receita.

  1. Desenvolva iniciativas de produtos que ajudem a aumentar o tíquete médio e as vendas.

Por exemplo, a ativação de recursos auxiliares, como viagens com bichos de estimação, almoços, emissão de bilhetes de ida e volta ou até mesmo programas de fidelidade são iniciativas que representam uma receita maior por transação, mas podem ser complexas de desenvolver no comércio eletrônico. A colaboração entre as equipes técnicas e um fornecedor de tecnologia, como a Reservamos SaaS, permite desenvolver de forma mais ágil funcionalidades que aumentam a competitividade da empresa e ajudam a aumentar seus lucros.

  1. Monitorar as métricas e o acompanhamento pós-migração

Na Reservamos SaaS, o acompanhamento e a orientação da equipe de Produto e Tecnologia não terminam quando o processo de migração do comércio eletrônico é concluído. Após essa etapa, há um monitoramento constante das principais métricas para garantir que tudo esteja funcionando de forma ideal.

Cada estágio da jornada de compra online é analisado, buscando indicadores que apontem para quaisquer ajustes pertinentes no comércio eletrônico. Acompanhar o comportamento do viajante durante todo o processo de compra é fundamental para desenvolver inovações, atualizações ou novos recursos que ajudem a manter altas taxas de conversão e transações concluídas.

Desde o mecanismo de busca até a emissão da passagem, as equipes de Produto e Tecnologia garantem que a experiência seja eficiente, ágil e segura para os viajantes; enquanto isso, de mãos dadas com o Sucesso do Cliente, orientam os membros da empresa rodoviária a conhecer e aprofundar as métricas mais importantes de seu comércio eletrônico, como: tráfego, conversão, taxa de aceitação de pagamento, chargebacks, entre outros.

Dessa forma, é garantido o uso máximo das novas ferramentas e funcionalidades implementadas. Além disso, é fornecido suporte contínuo e análises periódicas para ajustar as estratégias, garantindo assim o sucesso e o crescimento sustentável dos canais de vendas diretas on-line, como o comércio eletrônico e os aplicativos.

A evolução digital que ajuda as empresas rodoviárias a recuperar o controle de seus negócios

Durante o processo de integração, de acordo com José Luis, muitas vezes há resistência por parte das equipes técnicas das empresas rodoviárias. O trabalho da Reservamos SaaS é construir relações de confiança, mostrar os recursos de cada uma das soluções e capacitar cada membro da empresa rodoviária para que, por meio do uso constante de cada ferramenta, eles superem suas metas de crescimento. Dessa forma, as principais equipes e áreas, como a de TI, tornam-se mais relevantes.

O objetivo da Reservamos SaaS, como parceiro tecnológico, não é apenas ajudar as empresas a vender mais. Mas também elevar todas as posições dentro da empresa rdoviária, para que adquiram mais capacidades, habilidades e conhecimentos sobre seus canais digitais. Essa não é apenas uma oportunidade de fortalecimento para a empresa, mas também permite que cada membro da empresa rodoviária aumente sua experiência e cresça profissionalmente.

Como o SaaS da Reservamos ajuda as empresas rodoviárias? Compartilhando experiências, entendendo seus objetivos e conhecendo suas principais dores, a fim de trabalhar em equipe e superá-las. Com esse objetivo em mente, ao final de cada integração, as equipes operacionais veem a Reservamos SaaS como uma aliada e cria-se uma ponte de confiança para crescer em outras áreas.

“Meu trabalho como Chefe de Sucesso do Cliente é acompanhar as empresas, para que qualquer medo e desconfiança iniciais no processo se transformem em confiança de que alcançaremos suas metas mais rapidamente. Fazer com que elas vejam que estão nas mãos de uma equipe de especialistas que realizou implementações em vários países da região da América Latina, com ótimos resultados. Porque sabemos onde colocar o foco, para otimizar o resultado da produção e o acompanhamento das métricas desejadas. Em nível técnico e de produto, traçamos o melhor caminho para uma implementação que leva ao sucesso digital de cada empresa parceira”, disse José Luis Landaeta, diretor de Sucesso do Cliente da Reservamos SaaS.

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