Marcopolo se destacou no evento SAE

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, fabricante gaúcha de ônibus reforça seu compromisso ambiental

Durante o Congresso SAE BRASIL 2024, que aconteceu, recentemente, em São Paulo, uma das referências mundiais em fabricação de ônibus, apresentou seus veículos com propulsão inovadora. A Marcopolo destacou sua presença no evento paulistano expondo o Volare Attack 9 híbrido (eletricidade e etanol) e um ônibus Viale com células a combustível – hidrogênio -, desenvolvido para um projeto na USP (Universidade de São Paulo).

Desenvolvido dentro de sua política em promover soluções ambientalmente limpas para o transporte urbano, o Attack 9 híbrido –é o primeiro micro-ônibus com esse tipo de tração produzido no Brasil, trazendo tecnologia nacional. De acordo com a Marcopolo, o modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, contando com uma tração elétrica da Range Extender. Seu grupo gerador conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol e um motor elétrico, não necessitando de infraestrutura de recarga elétrica, pois as baterias são recarregadas a bordo. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, e com a WEG.

De acordo com a marca de Caxias do Sul, RS, sua tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca, ainda, pela autonomia, que pode chegar a 450 km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122 kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *