Na Espanha, o ônibus é figura importante

A tradicional FIAA, Feira Internacional do Autobus e Autocar, mostrou evolução em sua mais recente edição

Com um total de 11.045 visitantes profissionais, crescimento de 57% em relação à última edição em 2022, a décima quinta edição da Feira Internacional de Autocarros, FIAA 2024, realizada recentemente, teve um total de 100 empresas fabricantes de ônibus e seus componentes. Segundo seus organizadores, esse é um balanço brilhante de uma edição que é especialmente relevante para projetar a recuperação de um setor estratégico, como o transporte rodoviário de passageiros.

Para se ter ideia da importância do modal na Espanha, de acordo com a associação dos operadores, CONFEBUS, uma em cada duas viagens feitas no transporte público é realizada por ônibus. O setor é composto por 2.787 empresas operadoras, 44.852 ônibus que transportam 3.144 milhões de passageiros anualmente, conectando 8.000 cidades, investindo cerca de 800 milhões de euros por ano para a renovação de sua frota. Além disso, metade da produção espanhola é destinada à exportação, um sinal da crescente projeção externa de uma indústria.

Durante os dias 22 a 25 de outubro, as mais recentes soluções e propostas do setor, com alta capacidade de inovação, foram expostas num espaço com 38.700 metros quadrados. Dentre os destaques, a eletrificação do transporte coletivo urbano teve espaço garantido pelas principais fabricantes, com seus modelos dotados de baterias e células a combustível. Já os veículos estradeiros foram mostrados com as mais recentes tecnologias de motores de combustão interna com baixíssimos níveis de poluição, bem como com versões alternativas – o hidrogênio, por exemplo.

Como se pode ver, lá como cá, os ônibus têm um importante papel na mobilidade das pessoas, sendo preponderantes no desenvolvimento das cidades e da própria Espanha.

Imagens – Divulgação/FIAA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *