A cidade belga de Liège terá em seu sistema de transporte coletivo novos ônibus com tração elétrica. A escolha recaiu pela marca polonesa Solaris Bus & Coach, que fornecerá 45 unidades do modelo Urbino 24, com 24 metros na versão biarticulada e com visual MetroStyle.
Nesta primeira fase serão 18 unidades, encomendadas pela Valônia, empresa de transporte (Opérateur de transport de Wallonie – TEC), que gerencia o transporte na cidade de Liège, sendo que os primeiros cinco veículos serão entregues em 2025 e o restante em 2026.
Cada ônibus elétrico será movido por dois eixos elétricos e a energia será fornecida pelas baterias Solaris High Energy de última geração, com uma capacidade total de aproximadamente 800 kWh, que serão recarregadas por meio da conexão plug-in. Além disso, cada veículo estará equipado com vários sistemas de assistência ao condutor, incluindo câmara de 270°, com a visualização da área ao redor do ônibus e câmeras de visibilidade aprimorada no lugar dos espelhos.
Para uma melhor gestão da frota, cada Urbino 24 será equipado com sistema de monitoramento eSConnect, o que permitirá maior eficiência operacional e manutenção mais fácil. “Estamos satisfeitos por entregar o modelo elétrico Urbino 24 com o design exclusivo MetroStyle para Liège. Esses ônibus são excepcionais em termos de emissão zero, com destaque para a sustentabilidade do transporte na cidade”, disse Olivier Michard, diretor-comercial da Solaris.
Imagem – Divulgação
0 comentários