70 mil unidades

Um marco histórico para o ônibus urbano de piso baixo Citaro, da Mercedes-Benz, lançado em 1997

Durante o evento eMobility Days 2.0, promovido pela Daimler Buses em Berlim, na Alemanha, a fabricante anunciou a marca de 70 mil unidades produzidas de seu modelo urbano Citaro, com uma trajetória de sucesso alcançada em suas operações europeias.

O modelo foi lançado em 1997 e, segundo a Mercedes-Benz, sua primeira geração já marcou a virada para um transporte urbano mais econômico, seguro e amigável ao passageiro, com um design externo e interno espetacular, além da tecnologia inovadora. Até o lançamento de sua segunda geração, em 2011, foram comercializadas 32 mil unidades.

Dentre as peculiaridades, destaca-se como primeiro ônibus urbano do mundo a atender o padrão de emissões Euro VI, isso em 2012. “É uma grande alegria e um motivo de orgulho celebrar este marco especial junto à HTM Personenvervoer. O Citaro número 70 mil produzido por nós é um modelo elétrico. O veículo é não apenas uma prova da força inovadora da Daimler Buses e da confiança dos nossos clientes, mas, também, demonstra o nosso compromisso com um futuro mais sustentável. O eCitaro totalmente elétrico representa o caminho que a Daimler Buses continuará a trilhar nos próximos anos”, disse Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses.

O veículo comemorativo dos 70 mil faz parte de um pedido de 95 unidades eCitaro e eCitaro G (articulado) para uso na cidade holandesa de Haia, pela operadora HTM Personenvervoer. A unidade conta com três portas e é equipada com a mais recente geração de baterias NMC 3, sendo que o carregamento das mesmas é feito por meio de um pantógrafo.

De acordo com a Daimler Buses, quando se trata de proteção ambiental, tecnologia de segurança e conforto, o modelo Citaro estabeleceu novos padrões e desempenhou um papel pioneiro, especialmente com a versão eCitaro totalmente elétrica, que desde 2018 é um dos ônibus elétricos mais populares da Europa.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *