No Chile, o chassi da Mercedes-Benz com carroçaria Caio

Os primeiros testes do ônibus elétrico da marca no país andino destacam os produtos brasileiros

A carroçaria eMillennium, produzida pela fabricante paulista, Caio, foi a escolhida pela Mercedes-Benz do Brasil para equipar o seu chassi eO500U (com tração elétrica) nos testes iniciais no Chile. O veículo esteve em demonstração nos trechos urbanos de Santiago, capital chilena, para clientes e gestores do transporte coletivo da cidade.

Com 12,80 metros de comprimento, o modelo tem uma lotação máxima de 91 passageiros, tendo poltronas injetadas e estofadas que acomodam 27 passageiros sentados, enquanto o salão interno comporta mais 64 em pé.

Com zero emissão de poluentes, o referido ônibus, ainda, conta com duas portas tipo fole com acionamento pneumático e embarque dianteiro; quatro janelas basculantes, com travas elétricas e vidros totalmente fixados. Seu sistema de ar-condicionado garante o conforto térmico dos passageiros durante os trajetos.

Para o representante e gestor de vendas de exportação da Caio, Ivo Belucci, os testes realizados com o eMillennium, sobre chassi o eO500U, reforça a parceria da marca com a Mercedes-Benz e, também, o compromisso com o atendimento internacional. “A partir dessa demonstração em Santiago, mais pessoas conhecerão a qualidade dos produtos Caio”, sintetizou.

Monica Quemel Faioli, supervisora de Marketing da Caio, ressaltou que essa ação foi uma oportunidade de expandir ainda mais soluções sustentáveis para o Chile e América Latina, com produtos acompanhados de serviços personalizados e de alta qualidade.

Também, em sua configuração, o eMillennium tem rampa e espaço reservado para PcDs, sistema de áudio e monitor para o motorista, cinco câmeras internas, uma câmera de ré, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), tomadas USB, sistema multiplex e conexão de internet via Wi-Fi.

Para a Mercedes-Benz, esse veículo foi exportado temporariamente para demonstração a clientes e gestores do transporte coletivo, sendo utilizado em trechos urbanos da cidade de Santiago. E a ação é resultado de uma parceria entre o Centro Regional Daimler América Latina e a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz. “Com essa demonstração e início dos tetes do eO500U no Chile, consolidamos mais um marco de expansão da nossa Empresa no rumo da eletromobilidade em ônibus na América Latina. Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos foi desenvolvido para o Brasil e para os países da América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes da região”, comentou Jens Burger, diretor-geral do Centro Regional Daimler América Latina.

Ainda, de acordo com a fabricante, seu modelo eO500U é uma solução que reforça o compromisso em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, sendo um produto focado na eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo.

O chassi tem sistema de recarga de baterias do tipo plug-in, mesmo padrão tecnológico utilizado pela Daimler Buses em seus ônibus elétricos, levando até três horas para a recarga completa. Já a nova geração de baterias NMC3, é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa. “Os testes do eO500U para demonstração em Santiago, no Chile, reforça nossa parceria com a encarroçadora Caio no atendimento a clientes do Brasil e da América Latina. Este ônibus está equipado com a mesma carroceria dos elétricos que a Mercedes-Benz já está entregando que tem low entry, peso total de 20.008 kg (chassi + carroçaria + passageiros + 1 ppd + motorista), 3 portas e 31 assentos e capacidade total de transportar 80 passageiros”, destacou Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *