Como é fascinante viajar de ônibus e apreciar pela janela as paisagens que transformam a imensa tela que mostra as diferenças ambientais, culturais e sociais. É uma característica do sistema de transporte de passageiros por estradas e rodovias que cortam o País, de norte ao sul, de leste a oeste, passando por regiões interioranas, com esplêndidas belezas desconhecidas ou mesmo em áreas litorâneas inigualáveis que temos por aqui. Com uma extensa malha, o Brasil tem no transporte rodoviário o seu principal meio de locomoção de pessoas e mercadorias quase totalmente integrado. E é nessa rede de estradas que os ônibus cumprem a missão de unir os grandes centros urbanos às áreas mais remotas.
O transporte brasileiro por ônibus, seja ele intermunicipal, interestadual e até internacional teve a sua certificação a partir de meados do século passado, quando coincidiu com o surgimento da maioria das operadoras, em paralelo à implantação das estradas, o que colaborou com o desenvolvimento nacional. Rapidamente as fabricantes de carrocerias de ônibus foram se desenvolvendo, adotando as novas tecnologias, tornando os ônibus muito melhores o que fez, desde os anos de 1960, essas empresas abandonarem os caminhões que faziam o serviço de paus de araras na missão de transporte de pessoas do Nordeste e Norte do País para São Paulo em busca de uma nova vida. Eu, que residia na Água Rasa, vi famílias inteiras descendo das carrocerias dos caminhões que chegavam lotados a São Paulo, verdadeiros aventureiros que vinham na esperança de encontrar o trabalho e a prosperidade que no Norte e Nordeste não existiam.
Os empresários de coragem, como Paulo Bellini, nunca tiveram vergonha de reconhecer que foram dos caminhões que surgiram os primeiros ônibus e que, para melhor atender os passageiros e operadores, impulsionou toda uma indústria a evoluir e superar os desafios de um novo e promissor mercado. Não é à toa que temos uma companhia como a Marcopolo, uma das maiores fabricantes do mundo, com tecnologia de ponta.
Essa história e conquista que honra o nosso País é retratada no livro do apaixonado Antonio Ferro, que desfrutei ler recentemente. “Embarcar nas páginas de a jornada do ônibus rodoviário do Brasil, viajando pelo brilhante trabalho de levantamento histórico de Antonio Ferro é um deleite e um privilégio para quem ama o transporte de passageiros. É um rico documento para estudantes, professores, especialistas, pesquisadores, jornalistas, busólogos e demais apaixonados por esses importantes apaixonados por um modal de transporte do Brasil. Essa declaração foi feita por Luiz Carlos Moares, diretor de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.
Luiz Carlos Moraes comenta que Antonio Ferro traz nessa obra um recorte de quatro décadas marcantes desde as primeiras viagens Brasil afora e que aborda os severos caminhos que culminaram em estradas pavimentadas e o surgimento dos sistemas de transporte. Também foca o nascimento da indústria de ônibus e de carroçarias, ressaltando a evolução dos veículos e da própria indústria nacional.
Essa jornada literária do ônibus rodoviário passa por incríveis mestres, empreendedores e empresários. Com muita determinação e coragem, alguns desses pioneiros começaram dirigindo o seu primeiro veículo. Assim foram crescendo, até criar grandes empresa e viações, muitas delas administradas pelas novas gerações dessas tradicionais famílias.
Levando passageiros para regiões mais distantes desse Brasil continental, os ônibus ajudaram a desbravar caminhos, abrir fronteiras e, especialmente, aproximar pessoas. O crescimento das empresas e a ampliação do número de linhas trouxeram e trazem contribuição extremamente relevante para a economia, gerando empregos, negócios e oportunidades.
O ônibus ajuda, dessa forma, a desenvolver localidades remotas, trazendo benefícios à sociedade. Isso, pode ser sentido, ao longo dos anos, não só com relação ao veículo, mas também com serviços para os passageiros. Como exemplo, vale citar a criação de rodoviárias e outros pontos de embarque e desembarque e, hoje, a venda de passagens pela Internet e aplicativos para smartphones.
Dos pioneiros da década de 1950 aos já então modernos da década de 1980, o ônibus rodoviário impulsionou uma notável evolução tecnológica. Isso é notório na segurança e conforto, trazendo benefícios à população e à qualidade de vida da sociedade e de quem utiliza o transporte.
Em termos industriais, o Brasil é referência global do setor, posicionando-se como exportador e participante global. A evolução e revolução tecnológica seguiram avançando nas décadas seguintes. E preciso destacar também que a jornada é marcada ainda pela emoção, prazer e felicidade. Pelas janelas dos ônibus passa toda a diversidade de paisagens urbanas, rurais, do nosso País deslumbrante.
O ônibus rodoviário tem essa magia, de misturar, segurança, conforto, tecnologia, comemoração e prazer. E tudo se repete a cada partida ou a cada chegada.
Antonio Ferro, parabéns pelo fantástico trabalho realizado de registro de toda essa história. E por ser árduo e difícil valoriza e destaca a bonita e inigualável evolução do ônibus no Brasil!
Imagens – Divulgação
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