A empresa de transporte Vy Buss e suas operações de ônibus de longa distância, Vy bus4you, ressalta em sua estratégia comercial uma operação que combina a sustentabilidade ambiental e as viagens com conforto e segurança em longas distâncias. Para quem mora na região de Värmland, na Suécia, e precisa se deslocar entre Karlstad e o aeroporto de Arlanda, perto de Estocolmo, pode aproveitar a comodidade de um veículo sustentável.
Tudo graças a um modelo ônibus com carroçaria Irizar e chassi Scania, equipado com o motor a gás natural ou biometano, ambos na forma liquefeita, ou uma combinação dos dois, sendo capaz de realizar a viagem de ida e volta de 700 km sem reabastecimento. Trata-se de um primeiro veículo da transportadora com essas características, que está em uso há um ano, com conclusões, até agora, positivas em termos de conforto, dirigibilidade, confiabilidade e sustentabilidade.
O diretor técnico da Vy Buss, Marcus Ekman, comentou que a empresa tem cerca de 600 ônibus na Suécia, sendo que a maioria deles opera no transporte público urbano ou regional, com um mix de propulsão entre veículos elétricos, HVO 100% e biometano comprimido. “Individualmente, cada um deles oferece a solução certa para minimizar as emissões em cada rota ou transporte. Embora, apenas cerca de cem de nossos veículos nas operações comerciais sejam ônibus expressos e de aeroporto, precisamos encontrar soluções renováveis e sustentáveis de baixas emissões para esses transportes também. E, para ser honesto, não há muitas opções disponíveis para fazer isso nas distâncias em que operamos, com a experiência de viagem que nossos clientes exigem”, observou Marcus.
E nessa linha da falta de opções tecnológicas que visam um transporte rodoviário livre das emissões, o biometano tem sido alternativa viável para alguns exemplos operacionais. De acordo com a transportadora sueca, o sistema modular da Scania e a estreita relação com fabricante de carroçarias Irizar, tem sido uma oportunidade para garantir que a Vy Buss possa ter o veículo que ela precisava para iniciar seu programa piloto de biometano liquefeito para suas rotas de longa distância. “Inicialmente, nos reunimos com a Scania e avaliamos opções que poderiam atender às nossas necessidades. Uma parceria próxima e de longo prazo com nossos fornecedores de veículos é muito mais do que uma cordialidade. Para nós, é um componente chave. E o relacionamento que temos há muito tempo, especialmente com a divisão local da Scania em Karlstad, tem sido parte da construção da base para este projeto piloto”, destacou o executivo.
Para Emil Nilsson, chefe de Suporte Técnico para Operações Comerciais da Scania, quanto a previsibilidade do aumento da demanda por viagens de longa distância da Vy Buss por intermédio do conforto e da operação silenciosa desses ônibus movidos pelo biocombustível, só o tempo dirá. Contudo, ele tem uma visão promissora. “Acredito que o biometano é uma parte importante de uma solução ambiental e sustentável que terá um aumento na demanda de nossos clientes nos próximos anos”, revelou.
O Irizar i8 está equipado com o motor OC13 (13 litros), de 410 cv de potência, com transmissão Optcruise de 12 marchas. Dependendo da configuração dos tanques de armazenamento de combustível, o veículo pode ter uma autonomia de até 1.200 km.
Raio-X da Vy Buss
Frota – Aproximadamente 600 ônibus, sendo 51 nas operações da Vy bus4you
Quilometragem percorrida anualmente- 12.000.000 km
Total de destinos: 42 (incluindo Noruega e na Dinamarca)
Número de rotas expressas – 6, cobrindo 37 cidades/destinos.
Rota mais longa – 570 km.
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