Fundada em 1994, na cidade paranaense de Arapongas, a operadora de fretamento Esctur, especializada no segmento de turismo, tem atuação em todo o Brasil e no Mercosul, realizando seus serviços em destinos como Buenos Aires, Rio de Janeiro, Cabo Frio, Paraty, Aparecida (SP) e Gramado.
Sua história foi iniciada com o transporte de alunos da zona rural feito com uma perua Kombi. Com o passar dos anos, evoluiu para vans, micro-ônibus e depois para os ônibus. Hoje, a empresa tem em sua frota 30 ônibus, sendo dois deles da marca Volvo. Emprega 46 funcionários e a idade média de seus veículos é de três anos, o que reflete o seu compromisso com a modernização e a qualidade dos serviços.
E, tendo como meta o aumento da segurança aos seus clientes, a transportadora adquiriu um novo ônibus equipado com a última evolução do Sistema de Segurança Ativa (SSA), desenvolvido pela Volvo do Brasil, tendo como recursos diversas funções que garantem viagens ainda mais seguras e confortáveis, além de otimizar a produtividade e reduzir os custos operacionais. O veículo escolhido foi o chassi B460R (6×2).
De acordo com a Volvo, a evolução do seu Sistema de Segurança Ativa traz funcionalidades avançadas, como alerta de ponto cego frontal, assistente de sinalização de trânsito, detector de fadiga, alerta de ponto cego lateral e monitoramento da pressão de pneus, sendo novidades introduzidas, recentemente, na Europa e já disponíveis no Brasil. “A Volvo tem a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca. Há anos o SSA dos nossos ônibus vem contribuindo para mais segurança nas estradas. O aprimoramento dessas funcionalidades é mais um passo que eleva o padrão do transporte rodoviário de passageiros”, disse Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.
Para o proprietário da Esctur, Marco Antonio Januário, a decisão pelo Volvo B460R foi influenciada pelas novidades em segurança incorporadas no veículo. “O sistema de frenagem que ajuda a evitar colisões traseiras é essencial. Além disso, o modelo oferece recursos como a leitura da altura de pontilhões, o que auxilia muito, especialmente em áreas urbanas”, comentou ele.

Tecnologia embarcada proporciona viagens mais seguras
O atendimento exclusivo e a proximidade com a equipe comercial da marca, foram pontos positivo nessa escolha. “Se soubesse que teria um tratamento tão diferenciado, com acesso direto à direção da empresa, teria migrado para a Volvo há muito tempo”, assegura Januário. A confiabilidade do produto e o suporte prestado pela concessionária Rivesa de Maringá também reforçaram a escolha. “Fui procurado sempre com transparência. Quando decidi experimentar, vi que a Volvo entrega exatamente o que promete”, explicou Januário.
O operador, ainda, destacou que o sistema inteligente ajuda na economia de combustível e pneus. “Mesmo com o motor ainda novo, notamos uma economia de 5% a 8% em combustível”, acrescentou.
Novos recursos
Assistente de ponto cego frontal: verifica a área imediatamente à frente do ônibus e alerta o motorista sobre a presença de pedestres ou obstáculos.
Assistente de ponto cego lateral: monitora ambos os lados do veículo e alerta sobre ciclistas ou carros em pontos cegos, tanto em movimento quanto parado.
Assistente de sinalização de trânsito: reconhece e exibe sinais de trânsito para manter o motorista informado sobre restrições de velocidade e outras condições.
Detector de fadiga: monitora a faixa e alerta o motorista ao detectar distração ou sonolência. Usa câmera e inteligência para prevenir riscos na condução.
Monitoramento de pressão de pneus: alerta o motorista com um aviso no painel de instrumentos se a pressão de um pneu ficar abaixo dos níveis seguros.
O SSA mantém diversas tecnologias que há anos fazem parte da oferta de segurança da Volvo
Alerta de colisão com frenagem de emergência: emite avisos visuais e sonoros e ativa frenagem automática em caso de risco iminente de colisão frontal.
Alerta de mudança involuntária de faixa: avisa o motorista caso o veículo saia da faixa de rodagem por descuido ou desatenção.
Piloto Automático Adaptativo: mantém distância segura do veículo à frente, freando ou acelerando de forma automática.
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): sistema que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios.
Freios Eletrônicos EBS5: permitem o controle equilibrado do veículo, regulando a pressão de frenagem nos diferentes eixos e rodas. Impedem também o travamento das rodas nas frenagens.
Heads-up display: faixa vermelha de luzes LED que projeta alerta no para-brisas quando há risco de impacto com outro veículo.
Assento Vibratório: aciona vibração no banco do motorista para alertá-lo de risco de impacto com outro veículo (item montado pelos encarroçadores).
Fonte – Volvo Buses LA
Imagens – Divulgação
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