O sistema multiplex adotados em ônibus proporciona ganhos na operação e manutenção, com um diagnóstico preciso de falhas, facilitando a resolução de problemas elétricos e garantido mais eficiência e agilidade ao serviço. De acordo com a Luminator Brasil, sua tecnologia tem como objetivo principal substituir botões de comando convencionais com teclas eletromecânicas, permitindo realizar todos os acionamentos da carroçaria, como iluminações, sistema de ventilação, abre/fecha porta, liga/desliga periféricos, entre outros, por meio de um só produto.
Além disso, seu recurso possibilita a integração com o itinerário eletrônico Luminator para troca de rotas e o diagnóstico imediato de possíveis falhas em um componente, indicando essas falhas no display do Multiplex.
Para Guilherme Demore, diretor da Luminator, o Multiplex tem garantido ganhos de eficiência ao operador, agilidade no reparo de situações ocorridas em sistemas embarcados, reduzindo assim o custo da operação. “Ele proporciona benefícios significativos nas operações das frotas de ônibus dos clientes, com aumento da confiabilidade e redução de custos com componentes e manutenção”, comentou.
A fabricante destacou que, prevê equipar, em 2025, mais de 2.000 ônibus com o sistema Multiplex, um aumento superior a 100% em relação às quase 1.000 unidades fornecidas no ano passado. A ferramenta foi lançada no ano de 2022 no mercado brasileiro e tem sido bem aceita entre os operadores pelos benefícios que proporciona.
Imagem – Divulgação
0 comentários