A atualização da Norma Regulamentadora 01 (NR 01), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a partir de 25 de maio deste ano, determinará que todas as empresas brasileiras precisarão avaliar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Para a Viação Águia Branca, esse é um assunto que já vem sendo implementado, há anos, com ações preventivas e de acompanhamento para a saúde mental de seus colaboradores e familiares.
De acordo com a operadora capixaba, dentre as iniciativas, estão campanhas de educação e saúde mental, atendimento psicológico individual e em grupo, acolhimento e suporte a familiares e, com a nova regulamentação, a empresa estruturou ferramentas para identificar e mitigar fatores que possam impactar a saúde emocional de sua equipe. “Muito antes da exigência legal, já adotávamos medidas para promover um ambiente corporativo saudável e minimizar riscos psicossociais. Acreditamos que colaboradores equilibrados contribuem diretamente para a qualidade do serviço prestado”, disse Fernanda Peroba, gerente de Pessoas e Processos da empresa.
Nesse contexto social, destaque para o programa ‘MO(vi)Mento de Águia’, que incentiva hábitos saudáveis por meio de palestras, grupos de apoio e desafios relacionados à qualidade de vida. Mais de 200 colaboradores participam de atividades como incentivo à prática esportiva, alimentação equilibrada e descanso adequado. Para 2025, a iniciativa será ampliada com atividades físicas em locais públicos, envolvendo também familiares e a comunidade.
A transportadora, ainda, reforça outras medidas, como a campanha ‘Tatu do Bem’, que estimula lideranças e equipes a reconhecerem e acolherem vulnerabilidades. A empresa disponibiliza uma ferramenta online que permite aos profissionais solicitarem suporte emocional de forma acessível e confidencial.
A Medicina do Sono, também, é um pilar essencial desse cuidado, com acompanhamento específico para motoristas, garantindo jornadas ajustadas e descanso adequado, fatores fundamentais para a segurança e bem-estar. “Passamos grande parte da vida no ambiente profissional. O bem-estar individual impacta diretamente a produtividade e o clima organizacional. Empresas que investem na saúde mental não apenas cumprem um papel social, mas também fortalecem seus negócios”, destacou Amelina Verazez, psiquiatra e Médica do Trabalho da Viação Águia Branca.
A equipe de Saúde Ocupacional conta com médico, psicólogo e enfermeiro, além de uma coordenação médica com psiquiatra especializado em Medicina do Trabalho.
Mantendo uma parceria com o SEST SENAT, a Viação Águia Branca oferece atendimentos em Nutrição, Psicologia, Odontologia e Educação Física. Parte destes serviços são disponibilizados diretamente na empresa, facilitando o acesso dos colaboradores ao suporte necessário. Além disso, há a oferta de plano de saúde com atendimento abrangente, reforçando seu compromisso com o bem-estar da equipe.
Para a operadora, sua dedicação à esses temas é um reforço a um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, antecipando-se às novas exigências e garantindo a qualidade de vida de seus colaboradores.
Imagens – Divulgação e Revista AutoBus
0 comentários