100 anos de Annonay

A fábrica de Annonay, França, tem uma rica história na fabricação de ônibus utilizando diferentes períodos na sua existência

Em 1925, o francês Joseph Besset comprou um grande lote de terreno nos arredores de Annonay e fundou a Société Anonyme des Etablissements Besset para produzir carroçarias de ônibus adaptadas a todos os chassis pesados da época (marcas – Berliet, Bernard, Chevrolet, Citroën, De Dion Bouton, Delahaye, Luc Court, Panhard, Renault, Rochet-Schneider, Saurer, Somua, Unic etc.).

Já em 1938, ele revolucionou a indústria ao apresentar o primeiro ônibus europeu com uma estrutura autoportante e motor traseiro, chamado Isobloc. O inovador projeto de um veículo com estrutura autoportante seria adotado por todos os fabricantes europeus, tempos depois. Ao longo do tempo, a planta fabril passou por diversas transformações e proprietários, num esforço de se desenvolver e fabricar os mais diversos modelos de ônibus.

Em 1978, a Renault Véhicules Industriels (R.V.I.) foi criada após a fusão das marcas Saviem e da Berliet. 21 anos mais tarde, em 1999, a Iveco e a Renault V.I. uniram forças e operações para produzir ônibus, resultando na Irisbus, o segundo maior fabricante europeu, que se tornou 100% propriedade da Iveco em 2003.

Estrutura autoportante criada em 1938

Sob a bandeira da Iveco Bus, a fábrica de Annonay é, hoje, dedicada à mobilidade sustentável, sendo uma das duas plantas industriais do Grupo Iveco na França. A marca, comprometida com a transição energética, produz ônibus de baixa e zero emissão, além de montar baterias.

Neste centenário da fábrica de Annonay, o legado deixado por Joseph Besset, que, por seu pioneirismo em introduzir carroçarias, totalmente metálicas feitas de perfis de aço montados por meio de soldagem, permitiu que muitos modelos e tipos de ônibus fossem projetados e construídos. Assim, os veículos fabricados em Annonay tornaram-se mais robustos (aumentando a segurança) e, também, mais leves (aumentando a capacidade de transporte e garantindo maior lucratividade).

Modelo de ônibus produzido em Annonay em 1955

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *