Avaliação em ruas paulistanas

O chassi com tração elétrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus enfrenta os testes, em condições reais, na operação do transporte coletivo da maior cidade brasileira

Quatro unidades do chassi com propulsão elétrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e-Volksbus 22L, vão circular em operações com passageiros pelo sistema de transporte coletivo da capital paulista ao longo dos próximos meses. A primeira já foi entregue para que a Transpass, operadora do sistema paulistano, possa iniciar sua avaliação e dê uma resposta sobre as condições técnicas do veículo.

Jorge Carrer, diretor de vendas de ônibus da Volkswagen CO, comentou que a configuração dos veículos é idêntica, tendo carroçarias Padron, com piso baixo e 12 packs de baterias para garantir mais de 250 quilômetros de autonomia. “Esse modelo já foi homologado pelo sistema paulistano de transporte coletivo e agora queremos conhecer sua performance junto aos operadores para que possamos dar continuidade ao nosso processo de desenvolvimento”, comentou o executivo.

Ainda, em relação aos testes, Carrer informou que o tempo de duração dos mesmos será de seis meses, suficiente para um monitoramento permanente em todos os respectivos veículos, com reuniões frequentes para a obtenção de dados e informações sobre o desempenho e a operação. “Após esse período, vamos continuar com as avaliações, sejam elas nas mesmas transportadoras ou em outras, para colocarmos no mercado um produto competitivo e adequado com as demandas”, explicou.

Aliás, num mercado concorrido aqui no Brasil com o ônibus elétrico, onde diversos fabricantes, nacionais e estrangeiros, estão de olho na expansão das vendas, a marca aproveita para se certificar da estratégia desenhada para o atendimento ao operador e preparar a disponibilidade do novo veículo de forma segura e eficiente, com uma solução completa de transporte, que vai desde a consultoria da infraestrutura de recarga ao pós-vendas. “Ainda temos um mercado pequeno nesse sentido, contudo, estamos entrando com o pé direito por meio do desenvolvimento de uma tecnologia moderna, eficiente e inovadora, com baterias de Lítio, Ferro e Fosfato, com maior capacidade energética e durabilidade, além, é claro, do nosso serviço de pós-vendas, um diferencial ao mercado”, explicou Carrer.

De acordo com a fabricante, o chassi e-Volksbus 22L utiliza solução exclusiva com arquitetura modular para a construção de veículos elétricos, numa configuração que foi concebida pela engenharia da marca no Brasil, que agiliza a adaptação para as diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *