Com sede na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre (RS), empresa de ônibus Transcal colhe bons frutos no investimento da estação de tratamento de água. No primeiro quadrimestre de 2025, cerca de 2.4 milhões de litros de água já passaram pelo procedimento. Desde a instalação do sistema, em 2019, já foram tratados mais de 36 milhões de litros de água.
Em linhas gerais, após ser usada para a lavagem dos veículos ou enxágue de peças mecânicas, a água é encaminhada até caixas separadoras por uma série de calhas localizadas no pavimento da garagem da empresa. Depois é então bombeada para o reservatório da estação, onde passa por tratamentos químicos e processos físicos, como decantação e filtração, que a livram de impurezas, óleos e quaisquer resíduos provenientes do processo de lavagem.
Da estação, a água é devolvida para um açude localizado na própria sede da empresa e depois volta para a lavagem, fechando assim um ciclo que não só evita o desperdício da água como não agride o meio ambiente.

A água utilizada nas lavagens passa por tratamento, vai para uma lagoa e depois é reaproveitada em nova lavagem dos ônibus
A empresa usa tecnologia 100% nacional, que permite a higienização interna e externa da frota de 190 veículos da empresa, além do enxágue de peças mecânicas. No total, a estação é capaz de processar até 30 mil litros de água por dia, sendo que para a limpeza de cada veículo são utilizados em média 250 litros. “Graças à estação de tratamento, conseguimos reutilizar uma grande parte da água que é usada na lavagem de nossos veículos, evitando o desperdício. Ficamos felizes em estarmos fazendo a nossa parte para reduzir os impactos ao meio ambiente e reforçamos nosso compromisso de continuar promovendo iniciativas que impactam positivamente a sociedade e o planeta”, disse Pedro Bessa, gerente-geral da empresa.
A transportadora gaúcha ressalta a sua centralização de atividades, concentrando seus esforços em oferecer um transporte regular de passageiros seguro, confortável e confiável, priorizando a capacitação e treinamento constante de seus motoristas e colaboradores, transportando, em média, 28.000 passageiros por dia útil, em cerca de 30 linhas metropolitanas.
Imagens – Divulgação
0 comentários