É comum no segmento de ônibus urbanos vermos versões com o terceiro eixo de apoio logo atrás do eixo de tração, permitindo a maior dimensão da carroçaria e o aumento na capacidade de transporte. Para muitos operadores, esse tipo de ônibus acaba sendo uma alternativa viável para os altos custos de um modelo articulado, por exemplo, tendo um resultado bem próximo em termos de volume de passageiros.
E, seguindo nessa linha de raciocínio, a cidade gaúcha de Caxias do Sul, por intermédio da operadora local do transporte coletivo, apresentou novos ônibus com 15 metros de comprimento (6×2), porém, com uma configuração diferenciada, sendo dois eixos dianteiros e um traseiro.
Trata-se do modelo de chassi Volksbus 22.260, conhecido como “super ônibus” e produzido pela Volkswagen CO. Os dois eixos dianteiros são direcionais, o que segundo a fabricante, oferece maior capacidade de passageiros, melhor manobrabilidade e ganhos operacionais relevantes para cidades com tráfego intenso e ruas estreitas.
Já a carroçaria é do modelo Torino (Marcopolo) com 15 metros seguindo o padrão do sistema de transporte urbano de Caxias do Sul, com 47 poltronas City Estofada, tomadas USB distribuídas pelo salão de passageiros e sistema de ventilação Citvent, reforçando o compromisso com o conforto e a experiência do usuário. De acordo com a Marcopolo, são as primeiras unidades do modelo Torino nessa dimensão e dois eixos dianteiros direcionais.
Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo, destacou a fabricação desse veículo e a contribuição da encarroçadora gaúcha no processo de modernização do transporte. “Mais uma vez, a Marcopolo entrega uma solução sob medida para atender às necessidades específicas dos operadores. Esta é uma configuração inédita, desenvolvida com foco na eficiência e conforto, e que chega ao mercado pelas mãos de um parceiro de longa data, a Visate”, disse o executivo.
Além dos veículos com maior capacidade, a renovação da frota inclui outras seis unidades do modelo Torino com 12,50 metros de comprimento, chassis Volksbus 17.230 Euro VI, com três portas, elevador de acessibilidade, capacidade para até 82 passageiros, 42 poltronas City Estofada, além de USB e ventilação Citvent.
A iniciativa da Visate reforça o seu compromisso conjunto com a inovação, acessibilidade e modernização contínua do transporte público na região.
Imagem -Divulgação
0 comentários