Uma garagem sustentável que é certificada internacionalmente, com os mais modernos sistemas de preservação do meio ambiente. Trata-se de um modelo que coloca a operadora Auto Viação Urubupungá num patamar avançado em termos de ações e mecanismos que buscam reduzir o impacto ambiental negativo.
A estrutura da transportadora se localiza na cidade paulista de Santa de Parnaíba e traz inúmeros aspectos que a diferenciam de outras empresas do setor, dentre eles, a reutilização da água de chuva e de reuso, a captação dos raios solares para geração de energia e a adoção de uma área de preservação natural.
A revista AutoBus conversou com Antonio Carlos Lourenço Marques, diretor de Manutenção da Urubupungá sobre o projeto e implantação da estrutura, que levou em consideração a movimentação de terra, a compactação e a não contaminação do solo no local. Segundo ele, a empresa pretende ser exemplo para outras empresas que queiram aderir a essa nova era sustentável e contribuir, por meio dos seus atos, para que gerações futuras possam desfrutar de um ambiente melhor para se viver.
Revista AutoBus – Desde quando se pensou em investir nesse contexto?
Antonio Marques – A Urubupungá tem mais de 50 anos de atividades no mercado. Porém, estamos, constantemente, atentos as evoluções do segmento de transporte de passageiros, seja por meio da incorporação de novas tecnologias, adequação e especialização de nossa equipe de profissionais e agora na evolução do uso das energias e recursos hídricos nas instalações.
Esta filosofia de trabalho nos levou, no momento que ficou determinada a necessidade de expansão física de nossas instalações no município de Osasco, a optar pela construção de uma nova garagem de alto desempenho ambiental, que resultou na obtenção da certificação LEED, em Santana de Parnaíba, em 2012.
AutoBus – O que foi levado em consideração no projeto?
Marques – Primeiramente, sermos pioneiros. Somos a primeira garagem de ônibus da América Latina e o centésimo empreendimento no Brasil a receber a certificação LEED. O termo LEED significa Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e Design Ambiental) e trata-se de uma certificação internacional comprovando que o empreendimento possui alta performance ambiental, na otimização de recursos hídricos e energéticos, demonstrando assim que é totalmente sustentável.
Além disso, a empresa pretende ser exemplo para outras empresas que queiram aderir a essa nova era sustentável e contribuir, por meio dos seus atos, para que gerações futuras possam desfrutar de um ambiente melhor para se viver.
Diversas vantagens foram obtidas em função da implementação de conceitos sustentáveis. Nossos custos de operação diminuíram, melhorando assim possíveis margens finais, possibilitando mais investimentos em novas tecnologias.

Estação de tratamento de efluentes
AutoBus – Pode citar toda a estrutura adequada que segue as especificações?
Marques – Plantio de 1.000 mudas para recuperação da área de preservação permanente; piso intertravado na cor cinza claro ao longo de toda a área de pátio e circulação de ônibus para evitar a formação do fenômeno chamado “ilha de calor”; coberturas dos prédios revestidas com cores claras a fim de promover a refletância solar, além de contribuírem para diminuir a carga térmica dos edifícios; bicicletário para desestimular o uso de automóveis; domus na cobertura do prédio, proporcionando iluminação e ventilação naturais; luminárias de alto brilho e refletores com fotocélula; placas solares para aquecimento dos chuveiros dos vestiários; sistema de ar-condicionado mais eficiente, aliado ao uso de vidros específicos que proporcionam aproveitamento da luz natural; sistema de coleta e armazenamento de água da chuva, com capacidade para armazenar 720.000 litros de água; sistema de tratamento de água residuária; estação de tratamento de esgoto; software para monitoramento de consumo de água e energia.
AutoBus – São quantas as garagens que seguem o padrão da sustentabilidade?
Marques – Uma garagem – Auto Viação Urubupungá – Unidade Santana de Parnaíba.
AutoBus – Quais os benefícios alcançados e quais as ações adotadas para que se alcance esse aspecto?
Marques – A utilização de água comprada da fornecedora oficial do Estado é mínima, pois toda a frota é lavada e higienizada com água de reuso. Temos um tanque que possui capacidade para armazenar 720.000 litros de água. O consumo de energia elétrica também sofreu uma redução substancial com a utilização da energia solar e sensores de presença nos ambientes.

Antonio Carlos Marques
AutoBus – O termo ESG tem um sentido mais amplo na administração do Grupo? Como ele tem sido aplicado?
Marques – Embora a empresa ainda não tenha uma estrutura formalizada de ESG, temos diversas ações práticas e consistentes nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social. Entre essas iniciativas, destacamos projetos que impactam positivamente o meio ambiente, programas voltados ao bem-estar e desenvolvimento de nossos colaboradores, além de ações sociais que fortalecem nossa relação com a comunidade.
AutoBus – Os colaboradores do Grupo estão envolvidos nesse aspecto ambiental? Caso sim, de que maneira?
Marques – Para dar continuidade ao projeto sustentável, é preciso um trabalho contínuo com as pessoas envolvidas em todos os processos da garagem: os colaboradores. Para obter o melhor resultado possível de toda a tecnologia inovadora empregada, alto desempenho na utilização das matrizes energéticas e de recursos hídricos, toda equipe que se utiliza das instalações da empresa passa por um treinamento para que possua informação sobre os equipamentos que tem à disposição e para que o nível de consciência da necessidade de racionalização dos recursos seja aumentado.

Lavagem dos ônibus com água de reuso
AutoBus – Para o Grupo NSO, o meio ambiente é fator decisivo em sua filosofia operacional e administrativa?
Marques – Sim, o Grupo NSO enxerga o meio ambiente como um elemento estratégico em sua operação. Embora nosso negócio seja uma concessão, fatores ambientais passaram a ter um papel importante nas decisões, tanto por exigências do governo, como no caso da implementação do reuso da água de lavagem em 1997, quanto pela percepção das vantagens que essas práticas oferecem.
A sustentabilidade deixou de ser apenas uma exigência para se tornar um diferencial competitivo, trazendo benefícios como redução de custos operacionais, maior margem final e preferência em disputas por novas linhas.
Além disso, buscamos engajar o público e os colaboradores por meio de campanhas de conscientização e iniciativas de bem-estar, com o objetivo de sermos referência para outras empresas e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.
Imagens – Divulgação
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