A Sambaíba Transportes Urbanos, uma das principais operadoras de transporte coletivo da cidade de São Paulo, atuando na zona norte da capital paulista, recebeu novos ônibus elétricos, recentemente, reforçando sua frota em termos de sustentabilidade ambiental. Os veículos contam com carroçarias Marcopolo, do modelo Attivi Low Entry, com chassis Mercedes-Benz eO500 U.
Cada novo ônibus tem 13,25 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros — sendo 28 sentados em poltronas City Estofada e 52 em pé. Além disso, traz o sistema de ar-condicionado, câmeras internas de monitoramento, dispositivo de acessibilidade, quatro portas para embarque e desembarque e carregadores USB distribuídos pelo salão.
De acordo com a Marcopolo, sua carroçaria Attivi foi projetada para oferecer o melhor aproveitamento do espaço interno, proporcionando mais conforto e comodidade aos usuários, além de facilitar o acesso aos componentes de manutenção. “O fornecimento de 95 novos ônibus elétricos para São Paulo demonstra a capacidade da indústria nacional em atender à crescente demanda por um transporte público sustentável e de baixas emissões. Também destaca o papel da Marcopolo em desenvolver soluções eficientes e inovadoras para cada mercado e momento”, afirmou Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing da Marcopolo.
A fabricante gaúcha de carroçarias, que é uma referência mundial, destacou que o Attivi é o seu primeiro modelo desenvolvido para uso em chassis elétricos, seja próprio — como no caso do Attivi Integral —, ou em parceria com outras marcas produtoras. “O objetivo da companhia é oferecer melhores e diferentes opções, de acordo com a aplicação dos operadores, para acelerar o processo de descarbonização do transporte de passageiros. No caso do Attivi Integral, o ônibus é fruto de um projeto que prioriza a nacionalização de componentes, incluindo baterias e sistemas eletroeletrônicos, reforçando o compromisso da empresa com a indústria nacional e a sustentabilidade”, explicou Portolan.
Os chassis
A Mercedes-Benz, participando desse fornecimento da Marcopolo, reforça sua presença na eletrificação do sistema de transporte coletivo da capital paulista. Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços Ônibus da Mercedes-Benz, disse que é uma satisfação para a marca constatar o avanço dos ônibus elétricos na cidade de São Paulo. “Nossa empresa foi pioneira ao desenvolver e produzir totalmente aqui no nosso país um chassi de ônibus elétrico à bateria, o eO500U. Este veículo está totalmente consolidado do ponto de vista tecnológico, ambiental e operacional. Ele representa a entrada da nossa marca na era da eletromobilidade no Brasil, em alinhamento com a estratégia global da Daimler Buses focada na sustentabilidade. Temos certeza de que os usuários do transporte coletivo urbano de São Paulo têm muito a ganhar com os ônibus elétricos, assim como o meio ambiente e a sociedade como um todo”, destacou o executivo.
0 comentários