Realizada pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), a 12ª edição do Fórum do Biogás, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, no São Paulo Expo, reunirá os principais agentes da cadeia produtiva, autoridades públicas, especialistas, investidores e representantes do mercado internacional.
A participação do biogás vem crescendo no Brasil. De acordo com o Panorama do Biogás 2024 (CIBiogás), o Brasil ultrapassou a marca de 1.633 plantas de biogás em operação, com capacidade instalada de 4,7 bilhões de Nm³/ano, representando um crescimento médio de 19% ao ano desde 2019. O número de plantas com tecnologia para purificação de biometano também aumentou — são 79 unidades com capacidade de 667 milhões de Nm³/ano, com previsão de ampliação. Nisso, o biocombustível tende a ganhar presença, principalmente, no setor de transportes.
Segundo a entidade representativa, hoje, o Brasil tem apenas 14 plantas de biometano autorizadas e 37 em análise pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o que significa uma excelente oportunidade de crescimento dentre as matrizes energéticas. O biometano, por sua compatibilidade com o gás natural e alto potencial de descarbonização, tem sido o destaque da nova política energética brasileira — especialmente em setores como transporte pesado, saneamento, indústria ceramista, agroindústria e bioenergia.
Quanto ao evento, Renata Isfer, presidente-executiva da ABiogás, afirma que a nova edição vem ainda mais provocativa. “Reunimos aqui os principais formadores de opinião, com influência para decisões políticas e oportunidades de investimento, somado aos maiores nomes da pesquisa e inovação para impulsionar a agenda do biometano no Brasil. Elencamos personalidades estratégicas para sairmos desta edição com proposições claras para que o país potencialize ainda mais a produção de biogás e de biometano, que hoje está em superávit. Precisamos suprir essa demanda e o país tem plenas condições de expandir a oferta”, ressaltou.
Esta edição do Fórum do Biogás será o principal palco para apresentação de soluções da cadeia produtiva do biogás e do gás renovável, promovendo conexões estratégicas entre empresas, investidores e formuladores de políticas públicas.
Imagem – Divulgação
0 comentários