Facilitando a vida dos passageiros da Grande BH

Quem utiliza o transporte coletivo na região metropolitana da capital mineira já conta com novidades que otimizam o deslocamento pelos ônibus

Mais agilidade, mais previsibilidade, mais praticidade. Três motes que são explorados com o aplicativo oficial do transporte metropolitano de ônibus da Grande BH, que passa a se chamar de Ótimo+App. A ferramenta foi totalmente reformulada nos últimos meses com foco no passageiro, ganhando nova identidade visual e funcionalidades, promovendo, ainda, experiência de navegação mais fluida e integração total com os serviços digitais do sistema. A nova versão já está disponível, sendo que as mudanças impulsionam um crescimento de 400% no volume de operações de recarga.

A reformulação da tecnologia é fruto de uma estratégia conjunta do Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano de Passageiros) e do Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica na região. De acordo com informações, o projeto de modernização começou com a migração para um novo sistema de bilhetagem eletrônica, em novembro de 2024. Nele, avanços como a biometria facial para controlar gratuidades e as recargas instantâneas trouxeram mais segurança, agilidade e previsibilidade para o dia a dia do passageiro. Com o novo aplicativo, a experiência nos ônibus metropolitanos se potencializa ainda mais. “Investir em soluções tecnológicas não é mais opcional. É um compromisso com o presente e o futuro da mobilidade urbana. Assim como foi com o novo sistema de bilhetagem eletrônica, o novo Ótimo+App representa esse esforço em colocar o passageiro no centro da inovação e melhorar de forma concreta a experiência com o transporte público metropolitano”, salientou Rubens Lessa, presidente do Consórcio Ótimo e do Sintram.

Com a reformulação, Sintram e Consórcio Ótimo pretendem reafirmar o foco em projetos de modernização do transporte público na Grande BH, acompanhando o avanço das cidades inteligentes e colocando o passageiro como protagonista das transformações.

Raphael Carvalho, diretor de Modernidade e Tecnologia do Sintram e do Consórcio Ótimo, comentou que a nova versão do Ótimo+App foi pensada para tornar a experiência com o transporte público metropolitano mais eficiente, conectada e descomplicada. “Tudo foi redesenhado para colocar o passageiro no comando da própria jornada. Desde a visualização dos horários até a recarga instantânea, cada funcionalidade foi pensada para resolver uma dor real de quem depende do transporte coletivo”, explicou.

O executivo, também, lembrou que a possibilidade de recarga instantânea, por exemplo, era uma demanda recorrente da população e que agora, com muito trabalho das equipes, está 100% funcional. “Depois que a implementamos no novo sistema de bilhetagem eletrônica e abrimos essa possibilidade dentro do nosso app, sobretudo com o Pix, o número de operações de recarga cresceu quatro vezes. Isso significa que muitas pessoas já preferem recarregar o cartão por lá. E essa é só uma das melhorias”, afirmou.

Carvalho finalizou dizendo que a meta do novo Ótimo+App é de ser mais do que um aplicativo de transporte. “Queremos que ele seja um símbolo do avanço da mobilidade urbana conectada, funcional e centrada nas pessoas. Um passo importante rumo a um sistema mais digital, seguro e eficiente para os mais de 500 mil passageiros que utilizam os ônibus metropolitanos todos os dias”.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *