Para a ClickBus, o futuro está na IA

Plataforma de venda de passagens de ônibus investe em tecnologias disruptivas

Em uma recente pesquisa realizada pela ClickBus, plataforma de vendas de passagens rodoviárias online, um dado interessante foi ressaltado. Oito em cada dez viajantes de ônibus brasileiros já utilizam a inteligência artificial, mas sem perceber. E, segundo o levantamento, 59% dos entrevistados apontam que a principal frustração ao planejar uma viagem está relacionada a incertezas e imprevisibilidade. Contudo, a confiança na IA para recomendações (43%) supera a do atendimento humano (36%). Prever atrasos é elencada como a principal solução que a tecnologia pode oferecer para a rotina dessas pessoas.

Com os resultados em mãos, a empresa irá investir cerca de R$ 15 milhões, somente este ano, para o desenvolvimento de uma inteligência artificial especializada no mercado rodoviário, tendo funcionalidades como o assistente de viagem conversacional, com interação por meio de linguagem natural, para facilitar a experiência de viagem, da compra ao destino final.

Segundo informou, sua infraestrutura de inteligência artificial produzida internamente garantirá robustez à privacidade e à segurança dos dados dos viajantes, com interações anônimas, camadas de proteção contra invasões e garantia de respostas precisas e empáticas para os clientes.

Uma das funcionalidades de sua nova ferramenta é o assistente de viagem conversacional, com interação por meio de linguagem natural, para facilitar a experiência de viagem, da compra ao destino final. Assim o passageiro receberá recomendações e poderá pesquisar passagens com comandos como quero ir para o Rio de Janeiro com R$ 100, qual documento preciso para viajar com crianças? ou posso viajar com meu cachorro?. “Mais que apenas colocar um chat, desafiamos nossos times a revolucionar a experiência de viajar de ônibus com o auxílio da IA, desde como nosso aplicativo se adapta para cada usuário no momento da viagem até dar uma recomendação de destino para o fim de semana. Nosso objetivo é que os viajantes participem de cada etapa da jornada, como ter acesso ao cartão de embarque, acompanhar e compartilhar o trajeto, saber informações sobre o ônibus e a rodoviária apenas conversando com a IA,” explicou Caio Tozzini, diretor de produto na ClickBus.

Caio Tozzini

O levantamento feito pela ClickBus ouviu 1.157 clientes da empresa em todas as regiões do Brasil, entre os dias 3 e 11 de julho de 2025. O perfil da amostra é majoritariamente feminino (55%), com renda mensal individual de até R$ 4 mil (58%), idade entre 18 e 43 anos (50%), e que viaja de ônibus ao menos uma vez por trimestre (73%).

Ainda, a plataforma de passagens anunciou um faturamento de R$ 1,1 bilhão no primeiro semestre deste ano, resultado que representa o volume de vendas realizadas no período. Ela movimenta um mercado que conecta 6,8 mil destinos, 15 milhões de viajantes e 62 milhões de passagens vendidas até o momento.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *