Em uma recente pesquisa realizada pela ClickBus, plataforma de vendas de passagens rodoviárias online, um dado interessante foi ressaltado. Oito em cada dez viajantes de ônibus brasileiros já utilizam a inteligência artificial, mas sem perceber. E, segundo o levantamento, 59% dos entrevistados apontam que a principal frustração ao planejar uma viagem está relacionada a incertezas e imprevisibilidade. Contudo, a confiança na IA para recomendações (43%) supera a do atendimento humano (36%). Prever atrasos é elencada como a principal solução que a tecnologia pode oferecer para a rotina dessas pessoas.
Com os resultados em mãos, a empresa irá investir cerca de R$ 15 milhões, somente este ano, para o desenvolvimento de uma inteligência artificial especializada no mercado rodoviário, tendo funcionalidades como o assistente de viagem conversacional, com interação por meio de linguagem natural, para facilitar a experiência de viagem, da compra ao destino final.
Segundo informou, sua infraestrutura de inteligência artificial produzida internamente garantirá robustez à privacidade e à segurança dos dados dos viajantes, com interações anônimas, camadas de proteção contra invasões e garantia de respostas precisas e empáticas para os clientes.
Uma das funcionalidades de sua nova ferramenta é o assistente de viagem conversacional, com interação por meio de linguagem natural, para facilitar a experiência de viagem, da compra ao destino final. Assim o passageiro receberá recomendações e poderá pesquisar passagens com comandos como quero ir para o Rio de Janeiro com R$ 100, qual documento preciso para viajar com crianças? ou posso viajar com meu cachorro?. “Mais que apenas colocar um chat, desafiamos nossos times a revolucionar a experiência de viajar de ônibus com o auxílio da IA, desde como nosso aplicativo se adapta para cada usuário no momento da viagem até dar uma recomendação de destino para o fim de semana. Nosso objetivo é que os viajantes participem de cada etapa da jornada, como ter acesso ao cartão de embarque, acompanhar e compartilhar o trajeto, saber informações sobre o ônibus e a rodoviária apenas conversando com a IA,” explicou Caio Tozzini, diretor de produto na ClickBus.

Caio Tozzini
O levantamento feito pela ClickBus ouviu 1.157 clientes da empresa em todas as regiões do Brasil, entre os dias 3 e 11 de julho de 2025. O perfil da amostra é majoritariamente feminino (55%), com renda mensal individual de até R$ 4 mil (58%), idade entre 18 e 43 anos (50%), e que viaja de ônibus ao menos uma vez por trimestre (73%).
Ainda, a plataforma de passagens anunciou um faturamento de R$ 1,1 bilhão no primeiro semestre deste ano, resultado que representa o volume de vendas realizadas no período. Ela movimenta um mercado que conecta 6,8 mil destinos, 15 milhões de viajantes e 62 milhões de passagens vendidas até o momento.
Imagens – Divulgação
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