Por si só, o volume expressivo de veículos representa uma das maiores aquisições do setor nos últimos anos e reforça a sólida parceria entre as empresas Marcopolo (fornecedora das carroçarias) e a Viação Pioneira, uma das operadoras do transporte coletivo do Distrito Federal. Ao todo são 444 unidades do modelo Torino, sendo que 207 veículos chegam até o fim de 2025 e as outras 237 unidades estão previstas para 2026
O negócio destaca o protagonismo da Marcopolo em projetos de renovação de frota e sustentabilidade no transporte público brasileiro. Os novos ônibus atenderão a Bacia 2, que abrange as regiões do Gama, Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião, que somam mais de 600 mil pessoas diretamente beneficiadas pela renovação da frota.
A carroçaria Torino está equipada com o chassi de Mercedes-Benz, modelo OF 1721. Cada novo ônibus tem 12,24 metros de comprimento e capacidade para 36 passageiros, 2 auxiliares e 34 passageiros em pé, com poltronas City estofadas com encosto alto. Além disso, há elevador para total acessibilidade e equipamentos para maior segurança e comodidade, como portas elétricas com sistema antiesmagamento, itinerários eletrônicos, vidros fumês, assoalho com revestimento antiderrapante, faróis de LED, sistemas de áudio e vídeo com monitoramento mais o validador integrado atendendo todas às especificações do órgão gestor e do Governo do Distrito Federal. “A Viação Pioneira é um tradicional e importante cliente Marcopolo, com frota de mais de 700 veículos. Participar de forma integral da renovação de sua frota com ônibus modernos e sustentáveis reforça nosso compromisso com a mobilidade urbana de qualidade”, destacou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.
Imagem – Divulgação
0 comentários