Cummins equipa o Fly 12

O modelo da marca gaúcha, Volare, vem equipado com um propulsor robusto

Dentre as categorias de ônibus produzidas aqui no Brasil, o modelo Volare Fly 12 traz um novo conceito para aqueles nichos operacionais que necessitam de um veículo com robustez, agilidade e maior capacidade de passageiros numa dimensão compacta, ideal para centros urbanos. Por sua dimensão, com quase 12 metros de comprimento, tem na versatilidade uma proposta diferenciada em termos de utilização. Sua configuração interna permite a instalação de até 45 poltronas na versão fretamento ou 64 poltronas para o transporte escolar, além do motorista e auxiliar.

E, para viabilizar sua categoria inovadora, ele é equipado com o motor Cummins F 4.5, com 213 cv de potência e 780 Nm de torque. De acordo com a fabricante desse propulsora, ele é compacto e leve, o que contribui, diretamente, para o layout mais enxuto do veículo, permitindo melhor aproveitamento dos espaços, sem comprometer desempenho. “Desde o lançamento da plataforma F no Brasil, em 2011, a Cummins tem se dedicado a inovar essa motorização, desenvolvendo tecnologias sob medida para atender às necessidades dos clientes”, disse Antonio Almeida, diretor de Vendas On-Highway da Cummins Brasil.

Outro destaque lembrando pelo executivo é que a Cummins desenvolve motores sob medida e oferece suporte avançado de engenharia para integração em todos os processos de produção do veículo, incluindo a expertise no ciclo de operação para essa aplicação específica. “Os veículos de transporte urbano exigem respostas rápidas do motor em saídas (com torques elevados em rotações mais baixas) para melhor dirigibilidade e, consequentemente, mais conforto para os passageiros. Um motor dedicado ao ciclo de operação, como o F 4.5, eleva a durabilidade e a performance do veículo”, explicou.

Sidnei Vargas, gerente-executivo comercial mercado interno da Volare, observou que a versão Fly 12 representa uma revolução no segmento escolar e de fretamento, sendo uma nova categoria ao unir um tamanho menor com robustez e capacidade ampliada. “A excelente aceitação no mercado comprova que essa proposta vai ao encontro das necessidades dos operadores, que buscam eficiência, conforto e menor custo operacional. O motor Cummins F 4.5 é peça-chave nessa equação — com 213 cv e 780 Nm de torque -, oferece o desempenho, a economia e a confiabilidade que fazem toda a diferença em operações intensas e variadas”, afirmou Vargas.

A Cummins disponibiliza ao mercado de transporte desde os motores até as soluções de turbocompressores, sistemas de pós-tratamento, eixos e sistemas de freios. Sua plataforma de motores eletrônicos Euro VI é composta por versões com 3.8, 4.5, 6.7, 9, 12 e 15 litros, além das opções a gás (B6.7, L9 e X15 litros), de classe Premium.

Imagem – Divulgação

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