As crianças sorrindo na janela do ônibus!

Quase três anos depois da última edição da Exponi, ela está de volta para ser realizada nas dependências da Auto Viação Redentor, em Curitiba (PR)

Por Osvaldo Born, idealizador da Exponi

Você ainda não sabe do que se trata o título. Mas com certeza fez alguma inferência em relação à frase. As crianças estão dentro ou fora do ônibus? Lembrou de seus filhos ou de sua própria infância? Qual ano era? Qual era a cor do ônibus? Qual o cheiro de tudo isso? Sim, você pode fechar os olhos para sentir ainda mais presente todo este passado.

Por acaso neste momento reconstruiu uma imagem em que você, partindo para mais uma viagem de trabalho, viu as crianças pela janela do ônibus sorrindo, enquanto você chorava pela saudade

antecipada? Ou você também sorria porque seria apenas um dia de trabalho para depois reencontrá-los à noite? Ou lembrou que eles são fruto do amor construído com seu companheiro ou companheira? Ou as crianças estão dentro do ônibus, fazendo aquele passeio pela escola se divertindo, enquanto você, mãe ou pai, sente uma dor no coração porque os filhos estão se tornando independentes?

Neste momento, a pele se arrepia, a lembrança vem tão nítida e você sente o cheiro daquele ambiente, e até do ônibus, sente presente as pessoas do entorno naquele momento, muitas que até já partiram deste mundo. Você lembra de cada detalhe, da combinação de cores e até o nome da carroceria do ônibus escrito em letra cursiva, da empresa transportadora e dos frisos cromados de antigamente, quem sabe.

Sinto informar que você está sofrendo de memória afetiva. Te adianto que, depois das lágrimas, virá a alegria em saber que mais esta memória está guardada aí num cantinho. E você olha para trás com amor pela nostalgia proporcionada pelas memórias que passaram.

Tenha certeza de que estas memórias também o preparam para o que está por vir. O futuro, o que ele nos reserva?

Se você se alegra em revisitar estas memórias afetivas e vislumbra um futuro com satisfação de poder alcançá-lo, seu lugar é certamente na Exponi 50. A 11.ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos volta à cena trazendo a oportunidade de o público relembrar suas memórias afetivas ao mesmo tempo em que conhece o futuro dentro dos veículos do presente, podendo até vislumbrar a evolução da tecnologia em cada um dos ônibus expostos. Afinal, estarão presentes na Exponi 50 ônibus de diversas décadas e que vem de diversos cantos do Brasil.

O retorno das lembranças e da preservação histórica

Por revista AutoBus

Quase três anos depois da última edição da Exponi, ela está de volta para ser realizada nas dependências da Auto Viação Redentor, em Curitiba (PR). Palco de uma grande festa em 2022, durante a Exponi 10, a parceria da equipe organizadora com a diretoria de uma das maiores empresas de transporte urbano da região se renova para mais uma edição, que tem muitos feitos a se comemorar.

Segundo os organizadores da mostra, naquela ocasião, cerca de 5.000 pessoas visitaram a exposição e trouxeram uma arrecadação recorde de alimentos. Ao todo, o evento – cujo ingresso são dois quilos de alimentos – já arrecadou quase 14 toneladas ao longo de sua história, que são destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social e instituições de assistência social.

A Exponi encanta a todos os públicos, desde famílias, crianças, entusiastas, historiadores, estudantes, profissionais de todas as áreas do setor de transporte, gestores públicos e público em geral. “Como sempre, grandes novidades estão reservadas para o evento. A cereja do bolo, como é chamado o ônibus antigo reformado que estreia em cada edição da Exponi, já está sendo preparada. Mas, neste ano, ele será apenas uma das atrações. Com certeza, podemos adiantar que serão tantas as surpresas que elas virão de carreata, trazendo diretamente do futuro um novo conceito de transporte coletivo para o palco do evento” disse Osvaldo Born, idealizador e um dos organizadores do evento.

Sueli Gulin Calabrese, presidente do Conselho de Administração da Expresso Princesa dos Campos S.A e diretora de Recursos Humanos da Auto Viação Redentor LTDA, enaltece a força da presença feminina no setor de transportes, adiantando que a empresa Expresso Princesa dos Campos, uma das mais tradicionais do setor no Estado do Paraná marcará forte presença no evento. “Com certeza proporcionaremos, junto com a equipe de colaboradores da Auto Viação Redentor, um dia de encontro, reencontro, diversão e entretenimento a todos. Teremos atrações para o público feminino, espaço kids para as crianças, shows musicais, praça de alimentação e sorteio de brindes, entre diversas outras”, ressaltou.

Eduardo Tows, profissional do setor de transportes e um dos organizadores do evento, afirmou que se trata de um sentimento de volta para casa, pois a anfitriã Auto Viação Redentor proporcionou excelente estrutura para recepção dos visitantes de todo o Brasil em 2022 e nesta edição pode-se adiantar que tudo será, ainda, melhor.

Ingresso digital gratuito (link Sympla a seguir) + 2kg de alimentos na entrada. É necessário apresentar o QRcode do ingresso na recepção e entregar os alimentos não perecíveis.

Local – Auto Viação Redentor, Av. Juscelino K. de Oliveira, 14295 – CIC – Curitiba/PR

Contatos – duborn@ymail.com; (41)99621-0711; Instagram – exponi50

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *