Ela foi anunciada como uma ambiciosa iniciativa para aprimorar a utilização da frota de transporte público de 13.000 ônibus e os 4.200 veículos dedicados ao transporte escolar da maior cidade da América Latina. Dessa maneira, a parceria entre Clever Devices, Liftango e Optai quer estabelecer uma nova referência global para transporte inteligente, inclusivo e eficiente na mobilidade paulistana.
A Clever Devices, juntamente com suas subsidiárias Clever Devices do Brasil e MAIOR, implementará um conjunto abrangente de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) baseados em nuvem e soluções de planejamento e programação para otimizar as operações em toda a vasta rede de ônibus de São Paulo, operada por 24 empresas diferentes, como um dos maiores projetos do mundo. Seus dispositivos inteligentes foram idealizados para modernizar a rede de 1.300 linhas no município.
Segundo informações, essas ferramentas aumentarão a eficiência operacional, melhorarão a experiência do passageiro e permitirão que a SPTrans monitore o desempenho do operador em relação às principais métricas. “Estamos muito satisfeitos por termos sido escolhidos pela SPTrans para apoiar seu compromisso de melhorar os serviços de trânsito em São Paulo. Ser selecionado por uma das maiores agências de trânsito do mundo reforça nossa liderança no setor”, disse Frank Ingrassia, diretor-executivo da Clever Devices.
Já a a Liftango, como subcontratada da Clever Devices, apoiada por seu parceiro local, Optai, liderará a transformação dos serviços, incluindo o programa de transporte escolar gratuito TEG (Transporte Escolar Gratuito) e o serviço de transporte acessível do Atende+, que
fornece serviço essencial porta-a-porta para pessoas com deficiência. Aproveitando a tecnologia de ponta Demand-Responsive Transport (DRT – Transporte Sob Demanda), esta iniciativa modernizará e digitalizará as operações em uma frota de mais de 4.800 veículos (incluindo o serviço Atende +). “Este projeto é um divisor de águas, não apenas para São Paulo, mas para toda a região. A escala e a ambição dessa parceria abrem as portas para uma nova era de mobilidade em toda a América Latina. Estamos entusiasmados por fazer parte de um movimento que está transformando a forma como as cidades pensam sobre o transporte, tornando-o mais inteligente, flexível e verdadeiramente inclusivo. São Paulo está liderando o caminho, e isso é só o começo”, destacou Trystan Eeles, cofundador e COO da Liftango.
As tecnologias da Clever Device a serem implantadas incluem:
Planejamento e programação de serviços
Despacho Assistido por Computador/Localização Automática de Veículos (CAD/AVL)
Sistemas de informação ao passageiro em tempo real
Monitoramento da integridade do veículo
Análise de dados
Os principais componentes da Liftango:
Digitalização e otimização de serviços porta-a-porta para pessoas com deficiência
Rastreamento e roteamento aprimorados para transporte escolar
Lançamento de um novo serviço de ônibus flexível e sob demanda para melhorar a acessibilidade e a experiência do passageiro.
Imagem – Divulgação













0 comentários