Soteropolitanos conhecem o ônibus elétrico Mercedes-Benz

Na capital baiana, o chassi com tração elétrica da estrela de três pontas tem avaliação positiva

Por um mês, o chassi eO500U, modelo com propulsão elétrica produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, foi avaliado no sistema de transporte coletivo da cidade de Salvador, sendo utilizado na linha B1 do BRT local, que liga a Rodoviária ao bairro de Pituba, passando por vias densamente povoadas e áreas de comércio.

Com o objetivo de avaliar a performance do veículo na operação real junto ao BRT, a ação teve a parceria da Mercedes-Benz com a Prefeitura de Salvador, por meio da SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade), e com a operadora OT Trans. Dentre os quesitos destacados, foram analisados o desempenho do veículo, autonomia e conforto dos passageiros.

A cidade de Salvador conta, desde 2022, com oito ônibus elétricos em operação no seu sistema de BRT. De acordo com Guillermo Petzhold, assessor especial da SEMOB, a Prefeitura de Salvador projeta a aquisição de 100 ônibus elétricos para o sistema de transporte coletivo. “A cidade está em preparativos de operação de crédito junto ao Banco Mundial para avançar com a frota elétrica. Além disso, o governo municipal também investe em infraestrutura. Salvador dispõe do maior eletroterminal de recarga público do Brasil”, comentou.

Um dos motoristas da OT Trans que conduziram o ônibus elétrico Mercedes-Benz durante os 30 dias de testes, Jailton Vitória, instrutor, disse que a experiência representa uma evolução do transporte urbano rumo a um futuro mais sustentável e silencioso. “Sua operação totalmente elétrica reduz bastante o ruído e as vibrações, proporcionando uma viagem mais agradável, tanto para os motoristas, quanto para os passageiros. Em termos de performance, o ônibus Mercedes-Benz tem um conjunto elétrico de alta eficiência, oferece aceleração suave, torque imediato e uma condução tranquila. A alavanca para fazer a utilização do Retarder, manualmente, torna o sistema do freio regenerativo e uma parada bastante suave, reduzindo os desgastes dos componentes. Por ser um veículo elétrico, o ambiente interno é muito mais silencioso, tornando uma viagem confortável para todos, além de uma operação segura e suave”, observou.

Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que a marca tem uma forte presença na capital baiana com os modelos a diesel e espera que isso também aconteça com os elétricos, tendo o time da Fábrica e da Rodobens focados nesse objetivo. “Ficamos muito satisfeitos com os testes do nosso eO500U no BRT de Salvador, que foi muito bem avaliado pelos profissionais da OT Trans que trabalham com o veículo no dia a dia”, destacou.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *