Fim de ano, é tempo de viajar

A movimentação prevista para o fim de ano e o início do verão (dezembro/2025 e janeiro/2026) deverá apresentar números significativos na movimentação de passageiros

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) espera crescimento no volume de viagens e passageiros neste final de ano e durante as férias de verão de 2026. De acordo com a entidade representativa das empresas de transporte interestadual, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT prevê para o fim deste ano e o início do verão (dezembro/2025 e janeiro/2026) o crescimento de 18% registrado nas período de férias de julho de 2025 na comparação feita contra julho de 2024.

Além disso, segundo a Abrati, as viagens interestaduais veem crescendo ano a ano, com o movimento de passageiros de ônibus apresentado alta em dezembro de 2024, com aumento de 43% na procura por bilhetes em comparação com o ano anterior. E, para atender a demanda e não sobrecarregar os terminais rodoviários as companhias aumentaram a oferta de horários em novembro e dezembro, comparado ao mesmo período de 2024, sendo que em novembro o aumento foi de 42% (31.317 → 44.501). Já para dezembro, a previsão é de 35% de acréscimo (35.401 → 47.773).

Letícia Pineschi, diretora de marketing da Abrati, disse que essa época do ano é tradicionalmente dedicada às viagens, pois muitas famílias aproveitam as festas, sobretudo o Natal e Ano Novo, para visitarem parentes distantes. “E o início da temporada de calor, com o verão, mar e sol a pino, faz com que milhares de brasileiros embarquem rumo às praias do nosso litoral”, comentou.

A entidade ressalta algumas dicas importantes sobre realizar a melhor viagem via estrada, dentre elas, a negativa quanto ao transporte clandestino, comprando a passagem no site das empresas oficiais ou na rodoviária mais próxima, conferindo se a determinada operadora tem guichê em terminais. “Nosso objetivo sempre será oferecer o máximo de praticidade, conforto e segurança para nossos usuários. Sempre vamos buscar ampliar e melhorar nossos serviços para que esse momento de festas de fim de ano seja inesquecível e repleto de boas recordações”, afirmou Pineschi.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *