O Attivi leva os passageiros até o avião

Modelo de ônibus elétrico feito pela Marcopolo fará a mobilidade dentro do aeroporto de Belo Horizonte

O ônibus elétrico (baterias) da marca gaúcha, Marcopolo, já conquistou diversos clientes e tem potencial para ampliar sua participação dentro do processo de eletrificação do transporte de passageiros. O Attivi é o primeiro modelo de ônibus desenvolvido integralmente pela Marcopolo, com chassi e carroçaria dentro do conceito da tração elétrica. Ele é resultado de um projeto de vários anos que priorizou a nacionalização de componentes, incluindo baterias e sistemas eletroeletrônicos, reforçando o compromisso da empresa com a indústria nacional e a sustentabilidade.

Recentemente, o Aeroporto Internacional Belo Horizonte/Confins–Tancredo Neves passou a contar com esse modelo nas operações de embarque e desembarque de passageiros. As duas unidades, entregues pela filial Minas Gerais da Marcopolo, marcam o início da transição para uma mobilidade sustentável e de zero ou baixa emissão do Aeroporto de BH.

Os veículos têm pintura padrão aeroporto, capacidade para 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, além de três portas para acesso mais eficiente e rápido, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, sistema de ar-condicionado, dois monitores, carregadores USB, tipo A + C, áudio e vídeo interno. Outro detalhe é que a configuração interna foi desenvolvida para proporcionar o máximo espaço para acomodar os passageiros e bagagens de mão. Já a sua autonomia é de até 280 km e o tempo de carga de até 4 horas.

Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, disse que esse fornecimento representa mais um avanço da Marcopolo para colaborar com a transição energética do Brasil e consolida o trabalho realizado pela companhia para oferecer ao mercado soluções de transportes mais sustentáveis. “A Marcopolo está alinhada ao desafio global de contribuir com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros. Para nós, é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do País e alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos”, ressaltou o executivo.

Raio-X do Attivi Integral Marcopolo

Comprimento de 12,95 metros

Acessibilidade via rampa manual na porta entre eixos

Ar-condicionado

Autonomia de até 280 km e Tempo de Carga de até 4 horas

Baterias LFP com 398,6kWh de capacidade

Capacidade de até 81 passageiros

Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg

Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg

Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg

Direção hidráulica eletroassistida

Espaço para cadeira de rodas no entre eixos lado esquerdo

Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)

Freios dianteiro a disco e traseiro a tambor

Largura – 2,55 m

Motor com potência pico de 385kW

Para brisas bipartido

Poltronas City estofada

Sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias

Suspensão pneumática, com regulagem de altura e ajoelhamento bilateral

Teto e calhas superiores em alumínio

Tomada para recarga tipo CCS-2-DC

Vidros colados

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *