O consagrado sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) da capital colombiana Transmilenio dá adeus aos mais antigos ônibus que compõem sua frota. 1.162 veículos mais velhos, que ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros rodados e que faziam parte das fases I e II do sistema saíram de cena, deixando de contaminar o ar de Bogotá. Os veículos serão encaminhados para o desmanche, conhecido como chatarrizacion.
Recentemente, 130 novos biarticulados movidos a gás natural entraram em serviço, completando 481 unidades em operação com esse tipo de propulsor, que atende a norma Euro VI. Esses veículos são da marca Scania, com o seu chassi F340, e carroçaria Marcopolo Viale BRT (de 27 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros), e fazem parte do lote de 741 chassis comercializados pela montadora com o sistema bogotano. De acordo com a direção do Transmilenio, a chegada de novos ônibus promove muitos ganhos, tanto em termos ambientais, como no lado operacional. Ao completar 1.441 unidades de última geração, sendo 964 biarticuladas e 477 articulados, em uso nas principais troncais, haverá uma redução de 95% do material particulado emitido, além de um aumento de 41% na capacidade de transporte.
Os ônibus a gás que entraram recentemente na frota são operados pela CapitalBus S.A.S e já contam com o sistema de gestão da marca Scania. Esses veículos substituem 171 ônibus mais velhos, com 16 anos de vida. “Desde que assumi o desafio como gerente do Transmilenio, meu compromisso e trabalho estão focados em promover um transporte integrado a mais de 2,5 milhões de pessoas que utilizam o sistema diariamente. Com a entrada desses 130 novos ônibus movidos a gás natural, em sintonia com a renovação das fases I e II, estou seguro que iremos pelo caminho correto para recuperar a confiança e a qualidade dos serviços para todos os usuários e habitantes de Bogotá, que poderão respirar um ar mais puro”, disse Felipe Ramírez, gerente geral da empresa Transmilenio.
Além dos veículos com motores a gás natural, 700 chassis da marca Volvo, equipados com filtros de material particulado, também entraram em operação no sistema, contribuindo com a diminuição dos efeitos negativos causados pela poluição do transporte coletivo.
E, para aumentar o acesso ao sistema, há um desenvolvimento por parte da gerenciadora do transporte quanto a adequação de 45 estações visando expandir a capacidade e o fluxo de passageiros que utilizem os serviços. Isso se dá em virtude do maior volume de ônibus biarticulados em operação.
Imagens – Scania Colômbia e divulgação/Transmilenio
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