A encarroçadora gaúcha Marcopolo revelou recentemente que a renovação de ar no interior dos ônibus por ela produzidos garante segurança e bem-estar para os clientes e usuários do transporte coletivo. Seus modelos de carroçarias obtiveram desempenho acima dos padrões exigidos pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também estão alinhados com as orientações e recomendações para renovação de ar e sistemas de ar-condicionado da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Ar-condicionado (ASHRAE).
A informação é resultado de um estudo realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), cidade sede da empresa. Conforme testes realizados pela encarroçadora, foi possível comparar, em termos de renovação de ar por pessoa, os valores de um ônibus em relação a uma série de outros ambientes, cujas recomendações para renovação de ar são descritas por intermédio da norma ABNT NBR 16401. Segundo a Marcopolo, seus ônibus são equipados com dispositivos para renovador de ar abrangendo sistemas naturais como tomadas de ar até sistemas forçados como ar-condicionado, onde são capazes de proporcionar a renovação de ar por passageiro variando de 5,6 l/s*pessoa até 23,7 l/s*pessoa. “A realização do estudo teve como objetivo dar segurança e tranquilidade, tanto para os clientes e usuários do transporte coletivo quanto para operadores, e demonstrar que, quando utilizados de maneira correta, os sistemas de renovação de ar dos ônibus proporcionam o fluxo e renovação de ar necessários para colaborar com a não disseminação de Covid-19. No momento delicado no qual nos encontramos, existe apreensão quanto a possibilidade de contaminação por meio de vias aéreas causadas por agentes patológicos, como vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados. Os estudos demonstram que a capacidade de renovação de ar dos dispositivos de ar-condicionado em ônibus, aliada a medidas de segurança como o distanciamento necessário, uso de máscaras e a correta higienização dos veículos e dos sistemas de climatização, é uma importante aliada na prevenção de doenças virais, como é o caso do vírus Covid-19”, destacou Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.
A Marcopolo ainda ressaltou que a norma ABNT 15570 para a renovação de ar para ônibus exige que os mesmos possuam uma taxa de renovação de pelo menos 20 vezes o volume interno útil do veículo (desconsiderando poltronas e demais componentes internos). O professor Dr. Alexandre Vieceli, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da UCS, disse que foram realizadas medições experimentais das vazões dos dispositivos de renovação presentes nas carroçarias de ônibus Marcopolo para quantificar o volume médio de ar externo admitido em cada tipo de carroçaria. A equipe técnica concluiu que os modelos da marca apresentaram vazões equivalentes ou superiores aos ambientes especificados em norma.
Comparativos dos resultados dinâmicos x estabelecimentos comerciais
Resultados obtidos para a admissão de ar forçado em veículos urbanos comparado com estabelecimentos comerciais
Imagens – Divulgação
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