Em 1970, a montadora MAN Truck & Bus apresentou ao mercado alemão o seu primeiro ônibus conceito totalmente elétrico. Depois de dois anos de desenvolvimento, o modelo 750 OH-M10 E foi revelado na cidade de Munique, descrito como uma contribuição positiva da indústria para combater a poluição e o ruído nos ambientes urbanos. Naquela época, o ciclo da motorização dava um salto expressivo em ruas e avenidas, sendo necessário um modelo de transporte que contribuísse com as pessoas e o meio ambiente.
Um ano após sua apresentação e testes na fábrica da MAN, em janeiro de 1971 o veículo ganhou as ruas para a operação regular na rota 7, podendo transportar 99 passageiros, com uma autonomia de 50 quilômetros. A eletricidade era fornecida por baterias instaladas em uma carreta (algo inusitado), puxada pelo próprio ônibus, garantindo um tempo entre duas e três horas de operação. Uma segunda carreta estava disponível com as baterias recarregadas para substituírem as que estavam com a pouca carga elétrica. De acordo com a montadora, em junho do mesmo ano, seu ônibus elétrico circulou por seis mil quilômetros sem apresentar falhas.
Durante os Jogos Olímpicos de Munique, realizados em 1972, os atletas foram transportados entre o Parque Olímpico e a Vila Olímpica por dois ônibus elétricos e mais oito com motorização a gás natural. Em 20 horas de operação diária, os veículos cumpriram com suas funções, de maneira segura e ecológica.
Dois anos depois, em 1974, um avanço tecnológico no desenvolvimento do conceito da eletromobilidade apresentou uma segunda geração de veículos, com novos recursos, como o aumento de autonomia das baterias, até 80 quilômetros. As cidades de Mönchengladbach, Dusseldorf e Frankfurt implantaram com sucesso serviços com o novo modelo, que esteve em operação até o ano de 1979. “A inovação e engenhosidade da MAN são demonstradas pelo fato de que, há cinco décadas, éramos uma das primeiras empresas a se concentrar na mobilidade elétrica e que estamos promovendo unidades alternativas consideravelmente há muitos anos. Agora que o tempo e o mercado são adequados para essa tecnologia e a estrutura política se encaixa, podemos oferecer aos nossos clientes um ônibus elétrico como veículo em série que impressiona com tecnologia sofisticada e um conceito geral sustentável”, destacou Rudi Kuchta, chefe de unidade de negócios de ônibus da MAN Truck & Bus.
Em 50 anos, a iniciativa da marca alemã permitiu a ela um grande conhecimento da eletromobilidade, dispondo atualmente de um conceito totalmente inovador e avançado, próprio para a propagação de um transporte livre das emissões poluentes.
Imagens – MAN Truck & Bus
0 comentários