Zaragoza aposta na tecnologia elétrica

É o maior projeto de ônibus elétrico até hoje com a tecnologia da Irizar e-Mobility, e, sem dúvida, um projeto pioneiro e de referência

A municipalidade espanhola de Zaragoza apresentou, recentemente, o novo modelo de ônibus com tração eléctrica que será utilizado na renovação da sua frota do transporte coletivo a partir do final do próximo ano. É o Irizar e-Mobility ie eléctrico, 100% a baterias, com linhas estéticas futuristas e “zero emissões” locais. O veículo permanecerá em testes em toda a cidade por três semanas e prestará serviço em diferentes linhas.

A administração municipal decidiu recentemente que todos os ônibus urbanos que integram o serviço do transporte coletivo local, sejam elétricos. Zaragoza, portanto, redobra seu compromisso de se tornar uma cidade neutra em termos de emissões poluentes. Atualmente, a cidade já conta com quatro veículos portando as características da “emissão zero” e outras 111 unidades com tração híbrida. O restante, 352, é movido a diesel.

A transição para uma frota elétrica está alinhada com o Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência enquadrado no Plano da União Europeia (UE). Serão adquiridas 68 unidades de ônibus elétricos da marca Irizar e-Mobility, das quais 51 terão 12 metros de comprimento e as demais, 17 unidades, serão articuladas. Esses ônibus serão gradativamente incorporados ao serviço a partir do último semestre do ano que vem e serão operados pela Avanza. A Irizar e-Mobility anunciou que está contribuindo para a concretização dos objetivos de descarbonização do ambiente da cidade de Zaragoza, colaborando ainda com a operadora Avanza para dar mais um passo no seu firme compromisso com a mobilidade sustentável e para liderar a transição para emissões zero, por meio do uso das tecnologias inovadoras.

É o maior projeto de ônibus elétrico até hoje com a tecnologia da Irizar e-Mobility, e, sem dúvida, um projeto pioneiro e de referência que ajudará a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a eliminar toneladas de CO2 da atmosfera.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *