Volkswagen agrega conforto em seu chassi urbano

Equipado com motor MAN D08, de 186 cv e 700 Nm do torque, o chassi 15.190 ODS, segundo a montadora, alia robustez, economia e confiabilidade

Mesmo que, com pequenas alterações, o modelo de chassi para ônibus urbano equipado com motorização dianteira vem recebendo alguns componentes que os têm deixado mais moderno, como por exemplo, a suspensão pneumática. Esse tipo de veículo é o mais utilizado no transporte coletivo brasileiro, tanto em linhas urbanas como em serviços de fretamento contínuo, pois alia menor custo e desempenho para encarar os desafios diários do segmento.

O mais recente exemplo do mercado foi dado pela montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus, que introduziu a tecnologia da suspensão pneumática em seu modelo 15.190, que agora recebeu a sigla ODS. Para a montadora, ao agregar o novo modelo de suspensão, é possível combinar mais conforto ao motorista e passageiros, melhorando o custo-benefício, facilitando a manutenção e, consequentemente, permitindo mais disponibilidade do veículo. O conjunto traz dois bolsões no eixo dianteiro e quatro no traseiro, além de amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora.

Jorge Carrer, diretor-adjunto de Vendas de Ônibus da VW Caminhões e Ônibus, comentou que, modelo com essa opção de suspensão é o resultado da proximidade com os clientes da montadora. “Ouvimos os operadores de transporte das grandes cidades e mapeando as suas necessidades desenvolvemos o mais novo chassi VW, que estreia no transporte urbano de passageiros para combinar a robustez reconhecida dos chassis Volkswagen ao conforto para os motoristas e passageiros”, disse ele.

Equipado com motor MAN D08, de 186 cv e 700 Nm do torque, o chassi 15.190 ODS, segundo a montadora, alia robustez, economia e confiabilidade. Sua transmissão é manual, da marca ZF, com seis marchas, associada ao sistema de cabos e auxílio pneumático, garantindo trocas leves e precisas.

Com PBT de 15 toneladas, é indicado para carroçarias com até 11 metros de comprimento. A Volkswagen ressalta que, com suspensão pneumática dianteira e traseira, o modelo é sob medida para operar nas linhas de fluxo intermediário, com menores intervalos entre os embarques.

Imagens – VWCO

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