Em Barcelona, a renovação segue a sustentabilidade ambiental

A TMB planeja lançar novos serviços, como o uso de bicicletas e veículos compartilhados, com um compromisso claro para alcançar a sustentabilidade

Com seu ousado plano que visa a expansão do uso do transporte coletivo para 65% em todo o deslocamento em sua área metropolitana, a cidade espanhola de Barcelona anunciou recentemente o processo de aquisição de 210 novos ônibus para a renovação da frota local. Por meio da TMB (Transports Metropiltans de Barcelona), com o Plano Estratégico 2025, irá investir em energias limpas, com a escolha por veículos com tração elétrica e híbrida (gás natural/eletricidade – diesel/eletricidade).

Dentre as 210 unidades, 78 serão elétricos puros, 108 híbridos a gás natural e 24 com tração híbrida com dois pavimentos para o transporte turístico. Os ônibus elétricos, com padrão de 12 metros de comprimento, serão fornecidos pelas marcas Solaris e BYD, na mesma proporção que há unidades articuladas da marca Irizar. A montadora MAN será a responsável pelos ônibus com tração híbrida (gás natural/eletricidade) e a marca Volvo ficou com o fornecimento dos veículos com tecnologia híbrida (diesel/eletricidade).

Este grande contrato faz parte do Plano Estratégico TMB 2050 para a renovação e atualização ambiental dos ônibus urbanos de Barcelona e da área metropolitana, de acordo com a Autoridade de Transporte Metropolitano (ATM). A previsão do plano é que entre 2022 e 2025 508 veículos ecológicos (elétricos, GNV ou hidrogênio) sejam incorporados, além da execução das obras de infraestrutura necessárias para abastecê-los com energia verde.

Ainda, segundo a transportadora, com os 210 novos ônibus contratados agora e as 69 unidades incorporadas ao longo do verão passado, cerca de 30% da frota será renovada com propulsões ecológicas. A meta da TMB é que até o final de 2024 sua frota de veículos convencionais e articulados seja composta apenas por veículos elétricos, híbridos e a gás natural comprimido, que atualmente é de 70%.

Serão investidos 112,5 milhões de euros na compra dos 210 ônibus.

A TMB planeja lançar novos serviços, como o uso de bicicletas e veículos compartilhados, com um compromisso claro para alcançar a sustentabilidade, fator que irá transformar sua organização em uma referência mundial em mobilidade coletiva. Seu ambicioso objetivo dá mais um passo em direção a uma empresa de mobilidade mais sustentável, visando a redução das emissões de CO2 em 17.000 toneladas até 2025.

Imagem – TMB Barcelona

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *