Crescimento com inovações

No contexto do setor de ônibus, a Cummins oferece a solução de turbocompressor Turbo Technologies, o Holset Dual Stage (tecnologia de duplo estágio), desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro

A fabricante de motores Cummins registrou crescimento de quase 15 pontos percentuais no mercado de ônibus, no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2020, um grande avanço em tempos de pandemia quando o segmento apresentou significativa queda. A marca detém, neste momento, 32,4% de market share, contra 17,9% entre janeiro e junho do ano passado.

No contexto do setor de ônibus, a companhia oferece a solução de turbocompressor Turbo Technologies, o Holset Dual Stage (tecnologia de duplo estágio), desenvolvida 100% pelo time de engenharia brasileiro para aplicações de ônibus urbanos, capaz ainda de suportar altas altitudes acima de 2 mil metros. Essa tecnologia, disponível atualmente na versão ISF 3.8, pode ainda ser empregada nas outras motorizações da Cummins para o segmento, com a integração entre o processo de calibração do motor, mais especificamente na estratégia de injeção de combustível na câmara de combustão, reduzindo o desgaste de peças e, consequentemente, contribuindo com a manutenção do veículo.

Fernando Santos, supervisor de Engenharia de Aplicações da Cummins Brasil, comentou que a perfeita adequação dos produtos para este segmento requer um desenvolvimento sob medida e dedicado para a aplicação, considerando principalmente o ciclo de operação destes veículos no caso do transporte urbano, de embarque e de desembarque. “As aplicações de ônibus urbano são mais severas que o caminhão, por exemplo. E, por isso, buscamos melhor resposta do motor no que se refere a torques elevados em rotações mais baixas, ou seja, em carga plena ele atinge as rotações mais altas com mais agilidade, eliminando a variação que tende a provocar maior desgaste de peças rotativas, além de reduzir o aumento da fadiga nos componentes internos do motor, com mais controle da oscilação de pressão”, explicou ele.

O portfólio da Cummins para o segmento de ônibus inclui sete modelos de propulsores eletrônicos Euro V (ISF 2.8, ISF 3.8, ISB 4.5, ISB 5.9, ISB 6.7, ISL 8.3 e ISL, de 9 litros). De acordo com a marca, por meio da eletrônica embarcada e dos sensores, há a programação de relatórios, que atestam e comprovam que o veículo está de acordo com o mercado brasileiro e global, contribuindo com as exportações, além de todo o suporte em emissões.

Imagem – Divulgação

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