Para a Volvo, a segurança é primordial

A saúde mental dos profissionais da estrada está no radar da montadora

Ansiedade, insegurança, preocupação e desequilíbrio mental são aspectos que influenciam a vida das pessoas neste momento de pandemia, afetando o cotidiano e o bem-estar de habitantes e profissionais das muitas áreas em nossa economia. A montadora Volvo observou esses aspectos e apresentou dois e-books que tratam de saúde mental e emocional e os impactos na segurança viária, sendo um para motoristas profissionais e o segundo para gestores de frotas.

De acordo com a marca, a busca pelo tema saúde mental no Google Brasil alcançou em 2021 seu maior patamar desde 2006 e o Brasil foi o país que mais fez pesquisas sobre ansiedade em todo mundo desde janeiro de 2021 na plataforma. Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST, que é o Programa Volvo de Segurança no Trânsito, disse que esse cenário impacta diretamente na produtividade das pessoas e empresas, sendo que no setor de transporte comercial, o resultado pode ser mais preocupante, com o aumento dos riscos de ocorrência de acidentes viários. “O tema da saúde mental e emocional também tem sido foco de atenção no setor de transporte comercial e, mais do que isso, tem exigido de cada um de nós o autocuidado e a busca de ajuda, caso necessário. Sabemos que ainda é um assunto que sofre muito preconceito, muitas vezes por falta de informação”, comentou ela.

Os dois recém-lançados e-books possuem linguagem didática, objetiva e divididos em capítulos, tratando de nove temas que têm relação direta com a saúde dos motoristas e meios eficientes dos gestores de frotas abordarem o assunto junto aos seus profissionais. A montadora informa que são várias as informações e reflexões importantes para ajudar os profissionais a identificarem quando é hora de buscar ou proporcionar ajuda e, neste caso, como pode ser feito da melhor forma possível para que o bem-estar das pessoas seja sempre priorizado, com impactos negativos mitigados. 

A abordagem dos temas no e-book para motoristas é informal e direta, enquanto a versão para o gestor de frotas, o assunto vai muito além de gerir o planejamento, organização e fluxos da frota, envolvendo, principalmente, a relação com as condições do ambiente de trabalho e a segurança dos motoristas profissionais. “O objetivo é que o conteúdo desperte ainda mais nos gestores a importância do tema da saúde mental e comportamental no contexto da segurança viária. E mais que isso: a vontade de entender e cuidar cada vez mais das pessoas, o principal instrumento de trabalho de qualquer empresa. E quando falamos em segurança viária e transporte sustentável, o ser humano deve estar sempre no centro de tudo, para fazer acontecer e valer os resultados e ganhos econômicos e de produtividade.”, observou Anaelse.

Para o download gratuito dos e-books, você deve acessar o portal do PVST, que é www.pvst.com.br .

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *