O mercado europeu de ônibus é muito competitivo, fazendo com que os produtores dos veículos estejam atentos o tempo todo para atender as demandas operacionais que venham surgir. Dois grandes nomes desse segmento ressaltam modelos configurados para a operação intermunicipal ou suburbana em rotas de curtas distâncias, com versões de veículos cada vez mais modernas e atrativas. As marcas MAN e Setra, consagradas no segmento do transporte coletivo de passageiros, mostram seus mais recentes desenvolvimentos, visando viagens mais seguras, econômicas e confortáveis.
A fabricante MAN apresentou o seu mais novo modelo, o Lion´s Intercity LE, que combina a flexibilidade e o caráter de operação em sintonia com os serviços urbanos ou interurbanos em rotas de curta distância, trazendo a comodidade e a rentabilidade necessária em seu uso.
Com um desenho externo elegante, com as já tradicionais linhas estruturais adotadas pelos veículos da marca, o modelo permite aos passageiros embarques e desembarques facilitados pela entrada baixa, ampla visão externa por meio da vantajosa área envidraçada, além dos vários elementos construtivos que compõem o projeto da carroçaria e da parte mecânica. Para o motorista, seu espaço foi projetado levando-se em conta o mais moderno processo de ergonomia, facilitando-lhe a condução e o acesso aos instrumentos no painel.
Já o conceito adotado no salão de passageiros proporciona um ambiente agradável, com cores que estabelecem uma generosa sensação de espaço ampliado. A iluminação, as poltronas e a ventilação se sobressaem para motivar ainda mais o conforto ao passageiro.
Equipado com o propulsor D1556 LH Euro VI, com três tipos de potência, o veículo também será disponibilizado em três versões de tamanho.
Subsidiária da poderosa Daimler Buses, a marca Setra ressalta seu modelo S418 LE, com 14,60 metros de comprimento, três eixos, equipado com muita tecnologia embarcada capaz de promover ao veículo uma operação monitorada, segura e confortável. Com três portas deslizantes, sendo a central mais larga, e a entrada baixa que favorece os embarques e os desembarques, bem como o deslocamento no salão, o modelo tem um acabamento interno harmonioso, colorido e sofisticado para a categoria de serviços.
O S418 vem equipado com o propulsor OM470, com duas versões de potência, podendo incorporar as transmissões manual ou automática, além de acomodar 51 passageiros sentados. Em termos de segurança, traz as tecnologias do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), sistema ASR, controle de velocidade de cruzeiro e freios eletrônicos.
Imagens – MAN e Daimler Buses
0 comentários