O inovador veículo chegou à garagem da TMB (Transports Metropolitans Barcelona) no final do ano passado, quando então a estação de abastecimento deu início à primeira produção comercial de hidrogênio verde da Espanha.
O ônibus foi produzido pela fabricante portuguesa Caetano e é o modelo H2 City Gold LHD. Após os testes preliminares, sem passageiros, entrará em serviço comercial em uma linha regular neste ano. Ele possui 12 metros de comprimento, conta com carroçaria feita em alumínio, tendo três portas. O sistema de tração incorpora a célula a combustível da marca Toyota, com potência nominal de 60 kW, além de cinco tanques de hidrogênio tipo 4 com capacidade total de 37,5 kg de armazenamento.
Já o motor de tração é da Siemens, com potência máxima de 180 kW e o inversor de tensão ELFA 2, também produzido por ela, que gerencia toda a potência do motor. O sistema é complementado por baterias de tração, de lítio, com capacidade total de 44 kWh, onde são armazenadas a energia gerada pela célula a combustível e, também, pelo sistema da frenagem regenerativa.
A adoção do hidrogênio verde pela frota do TMB é apoiada pelo programa europeu JIVE 2, que promove o uso de veículos com células a combustível, cofinanciado pela União Europeia.
Imagem – TMB Barcelona
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