A instalação de totens em terminais rodoviários de passageiros para que os mesmos possam comprar ou retirar os seus tíquetes se revela uma tendência que foge ao alcance do guichê físico. É o que a operadora paulista Viação Piracicabana aposta para tornar ainda mais ágil e eficiente o processo de compra de passagens de ônibus pelos seus clientes.
Com o apoio da empresa Simpress, a transportadora instalou dez equipamentos nas rodoviárias de São Paulo (Jabaquara), Osasco, Praia Grande, Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Com isso, a compra do bilhete pode ser realizada pela internet ou via aplicativo no celular e a impressão pode ocorrer diretamente no totem de autoatendimento, minutos antes do embarque, apenas com o número do pedido.
Segundo Gabriel Manzzaro, analista de Suporte da Viação Piracicabana, os totens oferecem mais conforto e dão autonomia para os passageiros, que não precisam mais esperar na fila para conseguir comprar passagem ou imprimir comprovantes. “Tiramos as impressoras próprias e investimos no outsourcing. Hoje, temos todo o nosso parque nesse modelo. Queríamos terceirizar toda a gestão desses equipamentos, que necessitam de gerenciamento e manutenção, para que estejam 100% disponíveis. Isso permitiu que o nosso dia a dia seja mais simples e dos nossos clientes também”, disse Manzaro.
A Simpress tem negócios com a Piracicabana desde 2016, quando cerca de 50 empresas do grupo aderiram ao modelo. A implantação ocorreu nos escritórios, nas garagens, nos guichês e nas agências. Atualmente, são quase 300 equipamentos pelo Brasil. “A infraestrutura oferecida para a Viação Piracicabana conta com backup, manutenção, logística reversa e atendimento em todo Brasil. Além de ter mais autonomia, melhorar a experiência do passageiro e redução nos custos operacionais”, explicou Paulo Alouche, diretor Comercial da Simpress.
Imagem – Divulgação
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