O Transporte de São Francisco com ônibus elétricos

A cidade norte-americana, localizada na costa oeste, possui uma frota significativa com mais de 300 veículos operando com powertrain da BAE Systems

A San Francisco Municipal Transportation Agency (SFMTA) encomendou três novos ônibus totalmente elétricos Nova Bus LFSe+ com sistema de tração elétrica a bateria Série-EV da BAE Systems para teste na cidade.

A cidade norte-americana, localizada na costa oeste, possui uma frota significativa com mais de 300 veículos operando com powertrain da BAE Systems, sendo líder na adoção de ônibus híbridos elétricos, desde 2001. O sistema de propulsão BAE Systems totalmente elétrico produz 200 kW de potência e 5.200 Nm de torque. O referido teste vem na sequência de um número crescente de veículos vendidos pela fabricante de ônibus Nova Bus, todos equipados com os sistemas elétricos da BAE Systems.

A trajetória da tecnologia da marca norte-americana ultrapassa os 20 anos de atuação em São Francisco. Em 2001, os primeiros ônibus com tração híbrida (diesel/eletricidade) da BAE Systems entraram em operação. Duas décadas depois, os mais recentes estão equipados com a tração híbrida diesel-elétrica Series-ER, uma solução que permite desligar o motor a diesel em áreas designadas e pode funcionar com a mistura de biodiesel B20.

O sistema híbrido da empresa é do tipo Série, em que o trem de força é composto pelo motor elétrico (tração), recebendo energia produzida pelo gerador (acionado pelo motor a diesel) e que vai para as baterias, responsáveis pela alimentação da tração. Além disso, há o sistema que recarrega a bateria por meio de frenagem regenerativa.

De acordo com a BAE Systems, com a introdução de “zonas verdes” no centro da cidade de São Francisco em 2019 – regiões consideradas com níveis particularmente altos de poluição do ar – nove áreas devem ser percorridas apenas no modo elétrico. Usando a tecnologia de geofencing (utilização do GPS ou RFID para criar um limite geográfico virtual, permitindo que o software acione automaticamente o modo totalmente elétrico), os ônibus trafegam somente com a energia das baterias dentro das zonas verdes e voltam para a motorização a diesel quando saem da área de geofencing. Os veículos Series-ER podem operar em modo totalmente elétrico por até cinco quilômetros de cada vez.

Imagem – Divulgação

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