Em Santiago, a Volvo irá fornecer ao sistema RED

O sistema de ônibus da Red atende cerca de 6,2 milhões de usuários nos 32 municípios da Região Metropolitana, mais Puente Alto e San Bernardo

Após a licitação pública que prevê a substituição dos ônibus mais antigos do sistema RED Metropolitana de Movilidad, da capital chilena Santiago, a Volvo Buses LA se sagrou como uma das vencedoras para o fornecimento de novos chassis. Ao todo serão 564 veículos, sendo 472 ônibus convencionais e 92 articulados. Para a montadora, esse processo foi considerado um divisor de águas no segmento, separando provedores de frotas e operadores das mesmas, num redesenho do modelo tradicional de sistema público de transporte.

Duas operadoras – RedBus, uma das empresas concessionárias que já compõem o sistema, e a Metropol, tradicional transportador argentino -, negociaram os novos ônibus. “Temos longa experiência em Santiago, com participação desde o início do sistema da cidade. Há anos, os ônibus Volvo contribuem para melhorar a mobilidade urbana na capital chilena, oferecendo conforto e segurança aos passageiros”, disse Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

As 92 unidades articuladas são do modelo B8R articulado, iguais às 200 unidades entregues pela marca para Santiago no ano passado, tendo entrada baixa, capacidade para 180 passageiros e motor traseiro de 8 litros. Os demais 472 ônibus também são do modelo B8R com entrada baixa, só que na configuração convencional, para 78 ou 95 passageiros, dependendo da configuração interna. “A Volvo tem um compromisso permanente no desenvolvimento urbano de Santiago, com contribuições efetivas em qualidade, segurança e conforto em nossos ônibus, tanto para passageiros quanto para motoristas. Estamos confiantes que a chegada desses novos veículos será mais uma contribuição importante para todos os atores do transporte público de Santiago”, observou Jorge Masias, presidente da Volvo Chile.

Ainda, de acordo com a montadora, a licitação que definiu os novos parâmetros para a Red Metropolitana de Movilidad trouxe inovações, havendo a separação entre as empresas proprietárias dos ônibus, chamados de “Provedores de Frota” (Capex) e as empresas que irão operar os veículos, chamados de “Operadores de Frota” (Opex). O primeiro grupo garante o fornecimento dos ônibus, enquanto o segundo se dedica a colocar os veículos para rodar no dia a dia, incluindo sua manutenção. Os ônibus Volvo serão de propriedade da Volvo Financial Services, divisão financeira do Grupo, que receberá valores mensais para disponibilizar os veículos às empresas operadoras.

Os chassis convencionais serão produzidos na planta de Curitiba, enquanto que o modelo articulado virá da Suécia. As carroçarias serão das marcas Caio e Marcopolo.

O sistema de ônibus da Red atende cerca de 6,2 milhões de usuários nos 32 municípios da Região Metropolitana, mais Puente Alto e San Bernardo, uma área geográfica e urbana de cerca de 680 km2. Em um dia útil, são feitas cerca de três milhões de transações nos mais de dois mil ônibus do sistema.

Imagem – Divulgação

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