Micro-ônibus com ar-condicionado elétrico

O sistema funciona com energia gerada por alternador independente e placas fotovoltaicas solares

A concessionária Volkswagen Rezende da cidade de Manaus, AM, recebeu recentemente um micro-ônibus Piá rodoviário produzido pela encarroçadora gaúcha Comil. O veículo possui 31 poltronas executivas, acessibilidade, itinerário e luminárias de LED, além de um inovador sistema de ar-condicionado.

Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela a Innovaklim, com seu aparelho 100% elétrico e ecológico. O sistema funciona com energia gerada por alternador independente e placas fotovoltaicas solares. O projeto possui entre as principais vantagens a redução no consumo de combustível, e por consequência a redução das emissões de carbono que giram em torno de 8 a 20%.

O sistema utiliza o gás refrigerante 410ª, que é considerado um dos mais ecológicos do mundo, além de ser extremamente silencioso para os passageiros. Uma de suas vantagens é que possui facilidade na manutenção e rapidez na reposição, já que o equipamento é modular.  As placas fotovoltaicas suprem 35% da demanda energética do aparelho e carregam as baterias quando o carro está no pátio desligado, mantendo as mesmas sempre carregadas, proporcionando o aumento da vida útil.

Segundo a Innovaklim, foram necessários dois anos para o desenvolvimento do sistema. Nesse meio tempo, a empresa fez estudos para definir até o tipo de gás refrigerante, firmando seu compromisso com o meio ambiente. “A Comil se destaca ao fabricar, em sua linha de produção, veículos equipados com aparelhos de ar-condicionado 100% elétricos, com energia fotovoltaica desenvolvidos por nós. Isso representa a soma de esforços no exitoso caminho para a oferta de soluções visando a economia de combustível, com pegada ecológica por meio da redução da poluição”, ressaltou Rafael Bornhausen, diretor da Innovaklim.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *