O futuro mais próximo

Os benefícios do carregamento dinâmico indutivo incluem maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias

O transporte feito por modelos de veículos que não emitem poluição, sejam eles elétricos com baterias, vem recebendo maior atenção dos envolvidos com o segmento – indústria, operadores, poderes públicos e empresas gestoras de infraestrutura. Recentemente, a empresa A35 Brebemi, operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, que é centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras, apresentou seu projeto-piloto implantado na Itália, sobre tecnologia de recarga indutiva para veículos elétricos.

Denominado de transferência de energia dinâmica sem fio” (DWPT, na sigla em inglês – Dynamic Wireless Power Transfer), a tecnologia está incorporada no circuito de testes “Arena do Futuro”, em Chiari, na província de Bréscia. O objetivo é demonstrar a eficiência do carregamento de veículos elétricos usando correntes indutivas dinâmicas sem contato.

Em linhas gerais, esse sistema permite que as baterias dos veículos elétricos sejam recarregadas enquanto os automóveis estão em movimento, graças a um sistema inovador de bobinas posicionadas sob o asfalto, que transferem energia diretamente para baterias de bordo.

A montadora Iveco Bus participou desse projeto com o seu modelo de ônibus E-WAY elétrico de 12 metros adaptado com a conectividade necessária e tecnologia de recarga. Segundo os testes foram realizados em um circuito de asfalto, com extensão de um quilômetro, alimentado por correntes indutivas com o veículo atingindo velocidades superiores a 70 km/h e recebendo 75 kW de energia elétrica. “A tecnologia de carregamento por indução também tem um potencial empolgante para veículos comerciais e pode se tornar uma plataforma de infraestrutura eficaz para todos os sistemas de mobilidade elétrica, não apenas veículos puramente elétricos. Estamos confiantes de que esta tecnologia pode contribuir efetivamente na transição para zero emissão, graças aos benefícios que oferece a todos os usuários”, disse Domenico Nucera, presidente da Iveco Bus.

Ainda, de acordo com informações da fabricante, os benefícios do carregamento dinâmico indutivo incluem maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias, maior capacidade de carga e passageiros, vida média estendida da bateria e diminuição do tempo de parada para recarga.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *