Visate sempre preocupada com o ambiente

Transportadora de Caxias do Sul é exemplo na questão ambiental

As questões ambientais são um tema recorrente na filosofia administrativa da operadora Viação Santa Tereza, do transporte coletivo de Caxias do Sul (RS). Reafirmando esse contexto, ela recebeu, recentemente, pelo sexto ano consecutivo o Prêmio Despoluir / RS, em primeiro lugar, na categoria grandes empresas (com mais de 150 ônibus).

O prêmio é executado pela Fetergs (Federação das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do RS) e tem como objetivo o controle da emissão de gases poluentes produzidos na combustão do motor a diesel pelas empresas de transporte, com inspeção a partir dos parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os ônibus que estão dentro dos padrões recebem o Selo Despoluir e a Visate foi certificada em toda a frota, novamente.

Para Gustavo Marques dos Santos, o diretor-executivo da Visate, tal reconhecimento comprova a preocupação da empresa em garantir o menor impacto possível em suas práticas no dia a dia. “A gestão consciente é uma das prioridades da empresa. Este prêmio representa o trabalho dos nossos funcionários em prol de algo tão importante, que é a preservação do meio ambiente. Além disso, não posso deixar de citar que o Despoluir / RS reforça a qualidade da nossa frota que, atualmente, é uma das mais conservadas e com idade média destaque no Estado”, observou.

Abaixo, algumas de principais práticas promovidas pela transportadora dentro de sua política ambiental:

Destinação correta de resíduos:

– Central de Resíduos na garagem, projetada de forma sistemática para a separação correta dos resíduos gerados;

– O armazenamento dos resíduos é realizado de acordo com a Legislação Ambiental vigente;

– Todos os resíduos gerados são enviados para empresas devidamente licenciadas pelos Órgãos Ambientais.

– Os resíduos perigosos (Classe I) são destinados para coprocessamento, que é uma técnica que transforma resíduos em uma matéria-prima chamada blend, um mix de materiais que é utilizado como combustível na indústria de cimento.

Tratamento dos efluentes líquidos:

– Duas Estações de Tratamento de Efluentes: uma para tratamento dos efluentes da lavagem interna e externa dos ônibus e outra para tratamento dos efluentes oriundos da Manutenção de Frota e conserto dos veículos.

Coleta e reutilização da água da chuva:

– Coleta e reutilização da água da chuva na lavagem interna e externa dos ônibus e na descarga dos vasos sanitários nos banheiros da garagem.

Opacidade da frota:

– Controle da opacidade (emissão de fumaça) de todos os ônibus da empresa.

Eficiência energética:

– Toda a empresa possui lâmpadas LED, que consomem menos energia;

– Sensores de presença nos setores da empresa, para economia de energia elétrica.

Imagem – Jaqueline Mostardeiro Pereira

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.